Foi apresentado, na manhã desta quarta-feira, o livro ‘Rugby – Análise do Jogo’, de Luís Vaz e Tomaz Morais. O mesmo é editado pela Sportbook, chancela da Quântica Editora. A apresentação deu início pelas 11h10 no Comité Olímpico de Portugal (COP).
O presidente do COP, José Manuel Constantino iniciou o evento com algumas palavras de comentário à obra. O mesmo felicitou todo o universo do rugby português por manter a cultura da modalidade, sendo um “sinal de esperança”.
Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rugby, comentou também a obra, dando um maior destaque aos princípios e valores partilhados na modalidade.
“É evidente que Portugal está numa altura muito importante (…) Começam a olhar de forma diferente. O respeito fora e dentro de campo não é nada que qualquer desporto não defenda, mas nós fazemos”, afirmou.
Dentro daquilo que é a modalidade, Carlos Amado da Silva abordou ainda a profissionalização dos atletas, devendo esta, segundo o próprio, subir cada vez mais. Isto porque muitos atletas, incluindo alguns presentes neste Mundial disputado em França.
João Paulo Bessa, antigo jogador e selecionador nacional, realizou uma apresentação precisamente sobre o tema do livro – a análise do jogo. Vasco Uva, antigo jogador e capitão da seleção nacional, deixou ainda algumas palavras, parabenizando a Seleção Nacional pela prestação no Mundial. Por fim, as palavras dos autores. Luís Vaz e Tomaz Morais deram as últimas palavras nesta apresentação. Estas contaram com os habituais agradecimentos a todos os envolvidos neste projeto e no mundo do rugby português.