A primeira etapa da Corrida da Paz foi disputada esta quinta-feira, com início e fim em Litomerice, na República Checa. António Morgado, ciclista português, atingiu o terceiro lugar na prova de 102,8 quilómetros. O luxemburguês Mathieu Kockelmann conquistou a vitória. O pelotão viajou muito próximo durante a maioria da prova, devido a uma etapa ondulada, mas sem subidas longas.
António Morgado e Gonçalo Tavares (29º), outro português em prova, tentaram fazer aquilo que lhes garante sucesso em Portugal. Contudo, a força das seleções presentes não deu grande margem de manobra para os portugueses. O pódio foi então constituído pelo português António Morgado, na terceira posição, pelo dinamarquês Frederik Lykke, no segundo lugar, logo atrás do vencedor desta primeira etapa, o luxemburguês Mathieu Kockelmann.
António Morgado e Gonçalo Tavares não foram os únicos portugueses em prova. Daniel Lima (26º), Tiago Santos (56º), Rúben Rodrigues (60º) e Tomás Mota (88º), representaram Portugal nesta primeira etapa da Corrida da Paz.
Na pontuação geral, Mathiei Kockelmann lidera com seis pontos de vantagem sobre o seu compatriota Niels Michotte e o dinamarquês Frederik Lykke. António Morgado está em quarto, a oito segundos, porque apenas bonificiou na chegada e na chegada e não nas metas intermédias. Os ciclistas portugueses estão na seguinte classificação: Daniel Lima em 27º, Gonçalo Tavares em 30º, Tiago Santos em 55º, Rúben Rodrigues em 59º e, por fim, Tomás Mota na 86ª posição.
Num contexto geral, Portugal encontra-se em sexto lugar, num total de 19 equipas em prova.