A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) faz regressar o Meeting Internacional do Porto em polo aquático, após 16 anos sem o evento, tendo sido o último em 2006. Este ano já ficou marcado pelo regresso das provas de águas abertas no Rio Douro, 43 anos depois, cuja responsabilidade também foi da ANNP.
O Meeting Internacional do Porto em polo aquático decorre de 22 a 25 de setembro na Piscina do Clube Fluvial Portuense. Ao evento está associado o nome do professor Rui Moreira, já falecido, em homenagem ao trabalho realizado como treinador ao longo da sua vida.
A competição conta com oito equipas, três delas estrangeiras. No grupo A está a Seleção Regional da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), a Associação Desportiva Paredes Polo Aquático (3.º classificado da 1.ª Divisão de Portugal), o Vitória Sport Clube (Campeão da 1.ª Divisão de Portugal e Vencedor da Supertaça Carlos Meinêdo) e o Club Natacion Rubi (1.ª Divisão do Campeonato de Espanha). O grupo B conta com o ZPC Amersfoort (1.ª Divisão do Campeonato da Holanda), o FREM (1.ª Divisão do Campeonato da Dinamarca), o Clube Fluvial Portuense (2.º classificado da 1.ª Divisão de Portugal e Vencedor da Taça de Portugal) e o Clube Aquático Pacense (5.º classificado da 1.ª Divisão de Portugal).
“Desejava há muitos anos reativar o Meeting Internacional do Porto em polo aquático, sendo que o seu ressurgimento foi sendo adiado por diversas vicissitudes. Felizmente este ano foi possível e até nos parece que surge na altura certa, após um período pandémico mais intenso, em que a modalidade esteve um pouco em ‘stand-by’. Cremos que as próximas edições serão uma certeza e esperamos que este ano seja já um sucesso”, disse Mónica Silva, vice-presidente da ANNP.