O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, chamou 16 atletas para o play-off de acesso ao Mundial de 2025, com a Bósnia-Herzegovina, destacando-se o regresso de Victor Iturriza e Fábio Magalhães (o mais internacional de sempre, com 181 jogos). A partida joga-se, a 9 de maio, a partir das 19h30, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães.
“A lista sofreu ligeiras alterações face à última prova, o Olympic Qualification Tournament 2024. Face à última convocatória, Paulo Pereira reduziu a lista para 16 atletas e chamou o já recuperado Victor Iturriza para render Alexis Borges, que, em sentido inverso, se encontra lesionado. Também Fábio Magalhães é uma novidade no lote de convocados, o atleta mais internacional de sempre está de volta às opções, ao passo que Gilberto Duarte, Fábio Silva e Gonçalo Vieira ficaram de fora”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal
O play-off de acesso ao Mundial-2025, com a Bósnia-Herzegovina, tem jogos agendados para 9 de maio, na cidade-berço, e 12 de maio, em Tuzla.
Após falhada a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, Portugal procura o regresso aos grandes palcos e busca a terceira qualificação consecutiva para o Mundial, que, em 2025, será coorganizado por Croácia, Dinamarca e Noruega.
Além dos coorganizadores, também França, Alemanha e Suécia (tendo em conta a classificação no Euro-2024) já estão apuradas para a fase final do Mundial2025. Do play-off irão sair mais 11 finalistas. Portugal, claro, espera ser um deles
Lista de 16 convocados
Guarda-redes: Diogo Rêma (FC Porto) e Gustavo Capdeville (Benfica)
Pontas: Pedro Portela (Sporting), Leonel Fernandes, Diogo Branquinho e António Areia (FC Porto)
Laterais: Alexandre Cavalcanti (Nantes, Fra), Fábio Magalhães (FC Porto), Salvador Salvador e Francisco Costa (Sporting) e Joaquim Nazaré (Skjern, Din)
Pivôs: Victor Iturriza (FC Porto) e Luís Frade (FC Barcelona, Esp)
Centrais: Martim Costa (Sporting), Miguel Martins (PICK Szeged, Hun) e Rui Silva (FC Porto).
Por: Pedro Silva
Foto: FPA