O Campeonato Mundial de Juniores 2022 decorre em Lima, no Peru, a partir desta terça-feira. Portugal irá ser representado apenas por Diogo Ribeiro, o jovem nadador de apenas 17 anos.
O português vai participar nas provas de 50 e 100 metros livres e na de 100 metros mariposa, sendo, esta última, já esta quarta-feira, pelas 16h20. De recordar que Diogo Ribeiro conquistou uma histórica medalha de bronze nos Europeus de Roma, na prova de 50 metros mariposa, com um recorde nacional absoluto de 23,07 segundos (dois centésimos acima do máximo mundial).
O atleta que pertence aos quadros do SL Benfica, detém como máximo de Portugal absoluto nos 100 metros livres – 48,52 – e nos 100 mariposa – 51,61 -, também conseguidos no Europeu de Roma a 12 e 13 deste mês. Ainda em Roma, o nadador treinado por Alberto Silva, tem como máximo pessoal nos 50 livres aquele que é o recorde nacional de juniores – 22,07 -, sendo a segunda melhor marca portuguesa, logo a seguir aos 21,90 de Miguel Nascimento. Em 2021, também na capital italiana, Diogo Ribeiro foi medalha de prata nos 100 metros mariposa, nos Europeus Juniores em 2021.
O seu treinador, Alberto Silva, conversou com a SportMagazine, e fez uma análise daquela que foi a preparação do atleta para esta competição e disse ainda aquilo que espera do mesmo neste Campeonato Mundial.
“A preparação foi muito boa, acho que tivemos sempre uma competição de referência. Las Palmas, depois em Coimbra (…) em Roma ele também correspondeu bem. Ele está a aprender a controlar a ansiedade, a tirar o melhor dele, e conseguiu (…) e é o que espero dele aqui, que ele consiga fazer a melhor prova que puder. E dentro desse panorama, se for suficiente para chegar a uma final e a uma medalha, é consequência”, disse o treinador.
De realçar ainda a presença de Mafalda Rosa nos Mundiais Juniores de Seychelles. A portuguesa vai representar o país no Mundial de Águas Abertas entre os dias 16 e 18 de setembro.