Recordista nacional nos 50 metros costas, Rafaela Azevedo vai disputar pela primeira vez na carreira os Campeonatos da Europa sénior, que irão decorrer entre os dias 11 e 17 deste mês, em Roma. A Atleta do Sport Algés e Dafundo vive uma temporada de plena evolução, com a conquista de várias medalhas e recordes que a credenciam a representar bem Portugal na competição continental.
Rafaela Azevedo é treinada por Alberto Silva, head coach da Seleção Nacional, no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação, no Jamor. De acordo com o selecionador nacional, a nadadora está preparada para repetir mais uma boa prestação, que, neste caso, seria alcançar uma meia-final numa competição de elite.
“A Rafaela está muito bem. Para avançar no Europeu tem que nadar a melhor marca pessoal já na eliminatória para conseguir ir à meia-final. Se ela lá chegar, nadando bem e fazendo a melhor marca, seria já uma coroação da temporada. Qualquer coisa além disso, vai depender de como ela se portar. Esperamos que ela melhore, o quanto vai melhorar é outra situação”, avaliou Alberto Silva.
Em dezembro do ano passado, Rafaela Azevedo nadou os 50 metros costas em 28,24 segundos, retirando 19 centésimos ao anterior máximo (28,43), que lhe pertencia. Este ano, segue a realizar boas prestações e a frequentar pódios. Foi no mês passado medalha de bronze nos 50m costas nos Jogos do Mediterrâneo (28,86) e, em seguida, somou outras duas medalhas de bronze no Open de Espanha, nos 50m costas (28.82) e 100m costas (1.02,33).
“Trata-se de uma atleta jovem, com pouca experiência no adulto, mas que tem sido bastante consistente. Vamos ver se ela demonstra que está em condições de melhorar as marcas dela, que é o principal objetivo. Se conseguir nadar duas vezes, pelo menos a chegar à meia-final, seria sensacional. Uma final seria mais do que planeamos. Mas ela está bem preparada”, garantiu o brasileiro Alberto Silva.
Na semana passada, a nadadora de 20 anos voltou a vencer no Nacional os 50m costas em 28,79, e a baixar a marca alcançada dias antes em Barcelona (28,82). Ela também venceu nos 100m costas, com o tempo de 1.02,39 – o seu máximo pessoal na prova está fixado em 1.01,17.
Além de Alberto Silva, trabalham com Rafaela Azevedo na Federação Portuguesa de Natação, o preparador físico Igor Silveira, o especialista em Biomecânica Sami Elias e o fisioterapeuta Daniel Moedas.