O Águas Santas Milaneza realizou, na passada terça-feira, o primeiro jogo de 2023 na EHF European League. Os maiatos defrontaram os espanhóis do Bidasoa Irun, acabando mesmo por conquistar a primeira vitória de sempre na competição, por 28-25. Com esta vitória, o Águas Santas Milaneza mantém-se no sexto e último lugar do grupo D, com três pontos conquistados (cinco derrotas, um empate e uma vitória), em igualdade pontual com os ucranianos do Motor e apenas a dois pontos da vaga de qualificação para a próxima fase.
Um dos grandes destaques deste encontro foi o central da equipa portuguesa Afonso Coelho Lima, nascido em Guimarães. O atleta de 26 anos assinalou seis golos e cinco assistências nesta vitória histórica da formação da Maia. Afonso conversou com a SportMagazine sobre esta vitória, desde a preparação ao pós jogo.
O central do Águas Santas Milaneza afirma que a equipa preparou o encontro “com a seriedade do costume”. A formação treinada por Ricardo Moreira pretendia dar uma boa resposta após a derrota na Taça de Portugal frente ao Póvoa AC. Afonso Coelho Lima disse ainda que “é sempre bom vencer um jogo, e é sempre bom vencer contra uma grande equipa”. Para além disso, não foi uma vitória qualquer, foi uma vitória histórica para o Águas Santas Milaneza.
“Nos minutos finais a sensação de que estávamos a fazer história pelo clube foi algo que não vamos certamente esquecer. Mas, sinceramente, esperamos que não seja a única”, afirmou.
Aquando perguntado sobre a próxima jornada da Liga Europeia de Andebol e a possibilidade de passar aos oitavos de final, Afonso Coelho Lima diz que a pensa “sempre jogo a jogo, e não pode pensar de outra forma”, estando focado a 100% no próximo jogo no Campeonato Andebol 1 frente ao FC Porto.
“O que posso dizer em relação à pergunta é que acreditamos muito na nossa qualidade e espírito de equipa e que podemos discutir os jogos com qualquer equipa do nosso grupo mas colocando, claramente, o Füchse Berlin num patamar diferente. Mas primeiro, o FC Porto”, realçou.
O Águas Santas Milaneza defronta então o FC Porto este sábado para o Campeonato Andebol 1 e, na próxima terça-feira, volta à ação na Liga Europeia frente ao Eurofarm Pelister, da Macedónia do Norte.