O Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem (World Anti Doping Agency – WADA) aprovou, esta sexta-feira, a recomendação para a acreditação do Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa (LAD) – criado em 1980 -, em Sydney, na Austrália.
A acreditação do LAD havia sido revogada em outubro de 2018 mas “desde então, o laboratório seguiu todas as etapas exigidas pela Norma Internacional de Laboratórios para garantir a sua nova acreditação”, conforme apontou o Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem. O passo crucial para esta decisão foi dado a 5 de maio deste ano, devido à aprovação do decreto-lei que procedeu à integração do LAD no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, pelo Conselho de Ministros.
De relembrar que o LAD, cuja primeira acreditação foi concedida pelo Comité Olímpico Internacional em 1987, tem sido, continuamente, reconhecido pela sua competência a nível nacional e internacional. Desde esse tempo, o laboratório cresceu a par da consciencialização política e social em relação à problemática da dopagem em Portugal e no mundo.
“O COP considera que esta decisão é muito importante para o desporto português, pela recuperação da imagem internacional de uma estrutura que voltou a cumprir os padrões internacionais, e significará uma redução de custos no processo de análise e controlo da dopagem em Portugal”, afirmou o organismo.
Com isto, Portugal reforçou os esforços empreendidos na luta contra o doping, realçando ainda mais a imagem do país enquanto defensor da verdade desportiva. Agora é dada a visibilidade ao controlo de dopagem efetuado em Portugal e ao reforço da luta contra a mesma, o que irá permitir uma poupança ao Estado, pois vai deixar de depender de análises encomendadas a laboratórios europeus, o que também possibilita receber receitas de outros países.