O livro “Académico de Viseu Futebol Clube – 110 anos, 110 Histórias”, uma coautoria de Rui Miguel Tovar com um trio historiadores academistas, José Carlos Ferreira, João Monteiro e João Nunes, que ao longo dos anos têm vindo a agregar a história do clube no portal “A Magia do Futebol”, foi apresentado em Viseu, cidade europeia do Desporto em 2024, relatando alegrias e tristezas de vários momentos que ficaram na história do emblema beirão.
Desde a fundação, em 7 de junho de 1914, então como Sport Clube Académico, até aos dias de hoje, como Académico de Viseu Futebol Clube, designação que assumiu em 2006, são contadas muitas histórias dos craques da bola aos treinadores, alguns dos quais o fazem na primeira pessoa, dos adeptos aos golos decisivos, das subidas de divisão às maiores goleadas.
“Lançado no âmbito das comemorações do 110º aniversário do clube, que neste ano de 2024 se celebrou com diversas iniciativas, o livro surge como uma obra inédita que revisita a rica trajetória do clube, reunindo memórias, conquistas e os momentos marcantes ao longo dos seus 110 anos de existência. Constitui, por isso, um marco histórico e um tributo à identidade do Académico de Viseu, sendo uma oportunidade imperdível para reviver o passado e perpetuar a identidade do clube”, destacam, em nota enviada às redações, os promotores do livro, que foi apresentado na FNAC Viseu – Palácio do Gelo.
Mariano Maroto Lopez (presidente da SAD)
Para o presidente da SAD do clube que joga na II Liga portuguesa de futebol, Mariano Maroto Lopez, “era a peça que faltava” neste ano em que se celebra os 110 anos do Académico de Viseu, depois de outros momentos marcantes, como “a inauguração do Museu, a exposição e o arraial beirão que juntou a família academista”, destacou.
“Ao recordar o passado, reafirmamos o nosso compromisso com o futuro, com a certeza de que, unidos, continuaremos a elevar o Académico a novos patamares de sucesso e reconhecimento. Que ‘110 anos, 110 Histórias’ seja uma fonte de orgulho e inspiração para todos os academistas atuais e futuros, em Viseu e além-fronteiras, servindo também enquanto ponte entre o passado e o futuro promissor que nos aguarda”. Quero agradecer ao autor do livro, pelo seu trabalho, pela sua experiência, paixão, e abordagem prática, que numa reunião em cinco minutos aceitou o desafio deste projeto, juntamente com os restantes autores. Este livro acaba por ser um ponto de mudança. Tínhamos muitas histórias, mas faltava agregá-las e partilhá-las com toda a comunidade. Conseguir um documento que fica gravado para a história deixa-nos muito felizes”, juntou.
Rui Miguel Tovar
“Já escrevi muitos livros, mas este foi o que menos trabalho me deu, tanto o material que dispunha”, confessou Rui Miguel Tovar, relevando a colaboração de João Nunes, João Monteiro e José Carlos Ferreira, criadores em 2006 do blog A Magia do Futebol, inteiramente dedicado a factos e histórias do Académico de Viseu.
“A coincidência bateu-me à porta. Tanto o primeiro (Eduardito) como o último entrevistado (João Basto) cruzam-se com o meu pai no Regimento de Infantaria N.º 14 – eles, praças, ele, alferes. ‘O seu pai isto, o seu pai aquilo, o seu pai fez, o seu pai aconteceu, o seu pai ajudou.’ Creio que este livro é mais um momento histórico do Académico. Quero agradecer a cortesia, o apoio e presença dos três “J” (José Carlos Ferreira, João Monteiro e João Nunes), que criaram empatia imediata. Fiquei logo muito agradado com o projeto. Percebi que havia uma vontade gigante de colocar em livro todo o património de informação agregado n’A Magia do Futebol. Tenho muitas memórias do Académico, mas não seria possível fazê-lo, desta forma, sem esta ajuda preciosa. Fizeram a jogada toda e eu limitei-me a empurrar a bola para golo. Ainda bem que este livro ganhou vida, porque todos os clubes precisam da sua história estruturada”, destacou Rui Tovar.
Fotos: DR