A Seleção Nacional sub-18 masculina lutou com todas as forças, mas os esforços acabaram por levar a equipa ao insuficiente empate com a Alemanha esta quarta-feira à noite. O resultado (23-23) acabou com o gosto amargo para os portugueses que precisavam vencer os alemães para avançar à meia-final do Campeonato da Europa da categoria, a decorrer em Montenegro.
Foi o segundo e último jogo do Main Round. No dia anterior, os comandados de Nuno Santos haviam perdido por uma bola com a Hungria (24-23). Portugal acabou por falhar os jogos de decisão porque a Alemanha, que terminou com os mesmos três pontos lusos teve vantagem no confronto direto, devido a ter mais golos marcados. Os alemães, assim como a Hungria, Espanha e Suécia seguem para as meias-finais.
Em declaração aos canais oficial da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Nuno Santos analisou o empate que acabou por eliminar Portugal da fase final.
“Foi um jogo equilibrado, dentro daquilo que estávamos a perspetivar, os alemães acabaram por ser melhores que nós, no último fôlego ainda nos tentámos aproximar mas não conseguimos a vitória. De qualquer maneira estes rapazes merecem tudo – têm sido inexcedíveis no esforço e dedicação – custa-me especialmente por eles porque mereciam um bocadinho mais”, afirmou.
“Defensivamente sentimos algumas dificuldades, ainda fizemos algumas vezes substituições defesa-ataque para descansar alguns jogadores mas acabámos por sofrer alguns golos porque eles são muito fortes na transição. Na parte final, ainda procurámos fazer algo diferente, correu bem mas não foi suficiente, fica aqui o registo que somos competitivos com qualquer equipa e que podemos ganhar a qualquer adversário”, acrescentou Nuno Santos.
Portugal encerrou a participação com um registo de três vitórias, um empate e uma derrota. Antes, na fase de grupos, a Seleção Nacional já havia vencido Montenegro (31-24), Itália (18-38) e Croácia (24-25). A equipa nacional irá agora disputar os lugares de quinto a oitavo na próxima fase do Campeonato da Europa, onde enfrentará a Dinamarca, esta sexta-feira, pelas 12h00.