O Campeonato da Europa de Pista 2022 vão ser disputados em Anadia, a partir desta quinta-feira, terminando terça-feira, dia 19. Os treinos oficiais iniciaram na passada segunda-feira.
No primeiro dia da prova, vão ser disputadas as qualificações de perseguição individual e da velocidade por equipas, entre as 11h00 e as 16h00. A competição, ou seja, o pós-qualificações, realizar-se-á entre as 17h30 e as 20h42, com as provas de scratch e velocidade por equipas, para juniores masculinos e femininos, e as provas de eliminação individual para sub-23 masculinos e femininos.
Na prova de perseguição individual há dois atletas a ter em consideração: Nicolas Heinrich e Tobias Buck-Gramcko, ambos alemães. O primeiro foi segundo lugar na Taça do Mundo de Glasgow, vencendo depois a Taça do Mundo em Milton – Canadá – e, o segundo, é vice-campeão da Alemanha de contrarrelógio e campeão da europa de sub-23 na perseguição individual. Para além disto foi quarto na Taça do Mundo de Glasgow e segundo em Milton.
Já no sábado, são as qualificações para as provas da tarde entre as 10h00 e as 14h12. A competição terá início pelas 16h00 – prova de um quilómetro contrarrelógio para juniores masculinos, perseguição por equipas e eliminação para juniores masculinos e femininos, e ainda as provas de scratch e velocidade por equipas para sub-23 masculinos e femininos. 21h25 é a hora do término das competições nesse dia. Rodrigo Caixas, campeão da europa de scratch, é o destaque português deste dia.
O Campeonato da Europa de Pista continua no domingo, com as qualificações a serem realizadas entre as 10h00 e as 14h25. As fases finais são entre as 16h30 e as 21h02. As provas são de velocidade para juniores masculinos e a perseguição individual para ambos os setores da categoria de juniores. Vai também realizar-se a prova de um quilómetro contrarrelógio para sub-23 masculinos e ainda a perseguição por equipas para ambos os setores de sub-23.
Neste terceiro dia de competições em sub-23, deve-se ter em cota diversas atletas, nomeadamente as italianas Silvia Zanardi e Eleonora Camilla Gasparrini, campeãs da europa de perseguição por equipas, e a alemã, Lena Charlotte Reisser, campeã do mundo da mesma disciplina em elite. Para além delas, no masculino, Daan Kool (Países Baixos), campeão europeu de um quilómetro contrarrelógio em sub-23, também é destaque.
Na próxima segunda-feira, dia 17 de julho, realiza-se o omnium, para juniores masculinos e femininos. Os corredores da categoria de juniores terão ainda pela frente os 500 metros contrarrelógio, para o setor feminino, e a velocidade, para o setor masculino. Os sub-23 terão provas de velocidade, no masculino, e corrida por pontos, em ambos os setores. As qualificações vão ter lugar entre as 11h00 e as 13h27 e as finais entre as 15h00 e as 20h46. Diogo Narciso, medalha de prata nesta mesma disciplina no campeonato europeu, irá representar Portugal nos sub-23.
No penúltimo dia da competição, dia 18, terça-feira, as qualificações para as provas da tarde realizar-se-ão entre as 11h00 e as 13h42. Neste dia decorre também a final de 500 metros contrarrelógio para as atletas sub-23. Pelas 16h00, até às 20h54, irá decorrer a corrida por pontos e o keirin para juniores femininos e masculinos e a prova de velocidade para os sub-23 masculinos.
Dia 19 de julho, último dia dos Campeonatos da Europa de Pista de Juniores e sub-23. Durante a manhã, realizam-se as qualificações e a prova de madison para juniores femininas, entre as 10h00 e as 12h05. À tarde, entre as 14h00 e as 17h26 serão as provas de keirin, para sub-23 masculinos e femininos, e ainda as provas de keirin de juniores masculinos e sub-23 de ambos os setores.