Diogo Cancela, jovem nadador português, qualificou-se esta terça-feira para a final dos 100 metros mariposa S8 dos Mundiais de natação adaptada, no Funchal. Para além da qualificação, o nadador português estabeleceu, mais uma vez, um novo recorde nacional. Nadou em 1.04,30, batendo o seu antigo recorde de 1.05,69. Este qualificou-se após um recurso apresentado pela equipa portuguesa, pois havia sido desclassificado na segunda eliminatória por questões técnicas.
Diogo Cancela juntava-se assim, nas finais, agendadas para a tarde desta terça-feira, a Ana Castro, que conseguiu o sexto tempo nas eliminatórias dos 100 metros mariposa S8 (1.32,77 minutos), ficando a 12,38 da segundos da vencedora, a colombiana Laura Rodriguez (1.20,39).
No entanto, foi um dia menos bom para Diogo Cancela. Ficou em quarto lugar das finais. Contudo, acabou por ser desqualificado mal tocou na parede.
O atleta ainda tem as provas de 200 metros estilos, na sexta-feira, e de 100 metros livres, já esta quarta-feira, nesta competição. Os Mundiais de natação adaptada, que são a primeira grande competição internacional do ciclo paralímpico Paris’2024, decorrem até sábado no Funchal e juntam mais de 600 atletas, entre os quais 10 portugueses, de 70 países.