A final four da EHF European League decorreu este fim de semana, no Altice Arena, em Lisboa. O SL Benfica, equipa portuguesa em prova, começou esta final four a vencer o Wisla Plock, clube polaco, por 19-26. Do outro lado, o Magdeburg, campeão alemão e agora antigo detentor da prova, venceu o Nexe, da Croácia, por 34-29. A final estava marcada para este domingo, entre SL Benfica e Magdeburg. Seria a primeira final de uma equipa portuguesa numa prova desta importância.
Na final, o SL Benfica venceu o campeão alemão, por 40-39, após prolongamento, sagrando-se campeão europeu. O Magdeburg teve a conquista da EHF European League nas mãos, mas Aléxis Borges, pivô do SL Benfica e da nossa Seleção Nacional, evitou a derrota ao cair do pano. No prolongamento, as águias superiorizaram-se e conseguiram vencer os alemães. O destaque da partida vai para Ole Rahmel, jogador alemão do SL Benfica, que foi o melhor marcador da final, com 11 golos, e para Sergey Hernández, guarda-redes das águias, que foi o homem do jogo ao completar 13 defesas.
Esta conquista do SL Benfica levou a enormes elogios do Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que destaca o maior feito da história do andebol português. Os jogadores do SL Benfica mostraram-se emocionados e claramente felizes com a vitória.
“Choro sempre de tristeza, de felicidade não. Nunca pensei conseguir isto, nunca pensei ser sénior no Benfica, pensar que ia ser campeão, não tenho palavras. Tinha na cabeça que íamos conseguir. Acreditava que tínhamos qualidade e ainda bem que conseguimos. Aqueles últimos segundos do tempo regulamentar foram uma grande pressão. Foi o golo da glória”, afirmou Paulo Moreno, capitão do SL Benfica, à BTV.
O destaque mais geral da competição vai ainda para Petar Djordjic. O lateral sérvio do SL Benfica foi o melhor marcador da prova com 109 golos marcados. Com esta vitória, a equipa portuguesa fez história, sagrando-se campeã da EHF European League pela primeira vez e sendo o primeiro clube português a consegui-lo.
Para terminar a época, a equipa do Benfica ainda vai competir noutra final four, desta vez interna. A final four da Taça de Portugal joga-se nos próximos dias 11 e 12 de junho. O SL Benfica encontra o Sporting CP e, do outro lado, o FC Porto enfrenta o Madeira SAD.