Uma semana após ficar a um centímetro da qualificação para os Europeus, a lançadora do peso Jessica Inchude alcançou mais uma medalha de ouro na carreira, desta vez nos Campeonatos Ibero-Americanos, disputados em Espanha. Tratou-se da primeira conquista internacional da atleta de 26 anos em representação a Portugal.
Em plena evolução na carreira e cada vez mais forte – assim avalia o treinador Luís Herédio -, a expetativa agora é que Inchude consiga superar seu recorde pessoal nas próximas competições. A atleta do Sporting venceu no último dia 15 a competição de lançamento do peso no meeting Vítor Tavares, em Faro, com um novo recorde pessoal, de 18,19 metros – quando ficou a um centímetro da marca de qualificação para os Europeus [18,20m].
De acordo com Luís Herédio, espera-se que Jessica alcance os mínimos para os Europeus ainda esta semana, quando disputará mais um Meet em Espanha e, em seguida, outro na Alemanha.
“A Jessica neste momento já está com uma estampa diferente, com um corpo mais de lançadora. A Jessica cresceu, percebeu que tem que crescer para estar ao nível das melhores atletas do mundo e o trabalho que temos feito é também com o objetivo de ela estar presente nos campeonatos do Mundo e da Europa este ano e fazer uma boa prestação. A Jessica está mais focada nesses objetivos”, afirmou Herédio, em entrevista à SportMagazine.
Com os bons resultados, Inchude tem reforçado a posição no ranking mundial e está mais próxima do apuramento para os Mundiais que vão decorrer em julho, em Eugene, Estados Unidos. Para tanto, a marca que precisa alcançar é de 18,50m. Os Europeus, por sua vez, acontecerão em seguida, em Munique, na Alemanha, em agosto.
“Eu tenho quase a certeza que a marca [para os Europeus, 18,20m], se não sair já esta semana, sairá na próxima semana. Planeamos tudo desta maneira. Ela vai competir esta semana no sul de Espanha e a seguir no fim de semana na Alemanha”, disse Herédio, complementando sobre a marca para os mundiais. “Tenho esperança de que sim, ela está muito forte e muito focada”, acrescentou.
Jessica Inchude é natural da Guiné-Bissau, e adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2016, tendo conquistado diversos títulos nacionais no lançamento do peso ao ar livre e em pista coberta. Chegou também a ser recordista nacional, até a sua marca ser batida por Auriol Dongmo. Aos 26 anos, vive sua melhor forma física e técnica.
“Não podia estar mais feliz com a minha primeira medalha internacional, em representação de Portugal. Obrigada ao Luís Herédio, o meu treinador, que tem feito um grande trabalho, e as pessoas que auxiliam no meu bem-estar físico e mental”, escreveu nas redes sociais.