O nadador Tiago Neves garantiu esta quinta-feira, no quarto dia dos Jogos Surdolímpicos, mais um diploma para Portugal. O português garantiu o 8.º lugar da geral dos 100m mariposa com o tempo de 1.00.07 minutos. A vitória foi para o japonês Ryutaro Ibara com 56,18.
Foi o terceiro diploma conquistado pelo país na competição que decorre em Caxias do Sul, no Brasil – antes, os diplomas foram assegurados pela natação na estafeta 4x100m livres e nos 400m estilos por Miguel Cruz. Além disso, Portugal tem até ao momento duas medalhas: Joana Santos conquistou o ouro em -57kg de judo e André Soares o bronze no contrarrelógio de ciclismo.
Ainda na quinta-feira, na natação, Miguel Cruz e Ricardo Belezas disputaram a fase preliminar dos 1500m livres e classificaram-se no 8.º e 9.º lugares com os tempos de 18.22.65 e 18.47.79 minutos, respetivamente. A prestação de Miguel Cruz valeu-lhe a passagem à final da especialidade a realizar esta sexta-feira. Miguel Cruz e Tiago Neves ainda estarão no mesmo dia nas eliminatórias dos 200m estilos.
Outros portugueses em ação também neste quinto dia de competição serão André Soares e João Marques, ambos na prova de fundo de ciclismo. Vyacheslav Sushchyk, por sua vez, estará na prova de 10m pistola, na estreia portuguesa da modalidade de tiro em Jogos Surdolímpicos.