A Federação de Andebol de Portugal (FAP) informou esta segunda-feira a lista de 20 convocados para o duplo embate com a Suíça relativo ao primeiro play-off de acesso ao Mundial 2023. As principais novidades foram os regressos de André Gomes (Melsungen, da Alemanha), Bélone Moreira e Alexis Borges (ambos do Benfica) e Pedro Portela (Nantes, de França), que estiveram ausentes do Euro 2022 por lesão.
O primeiro jogo com a Suíça ocorre na quinta-feira, às 19h00, em Guimarães, e depois fora de casa, no domingo, às 13h30, com ambos os jogos a terem transmissão na RTP 2. A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Blueticket, com o custo unitário de 10€.
“A Suíça era a equipa mais forte do Pote 2 – com vantagens e desvantagens – a desvantagem é que é a equipa mais forte e a vantagem é que nós temos que perceber que para ultrapassar a Suíça temos que ir com energia toda que temos é isso para nós é positivo. Se aplicarmos bem o plano que está estabelecido vamos vencer a Suíça”, afirmou o selecionador Paulo Pereira em declarações ao site da FAP.
Sobre o regresso dos quatro atletas ausentes do Euro 2022, Paulo Pereira não escondeu o contentamento. “Este é o grupo base da Seleção Nacional, com o regresso de Alexis Borges, André Gomes, Bélone Moreira e Pedro Portela, embora continuem a haver algumas ausências, esta é a base que temos tido nos últimos anos”, destacou.
Eis a lista dos 20 convocados
Guarda-redes: Gustavo Capdevile (Benfica), Manuel Gaspar (Sporting) e Miguel Espinha (Cesson-Rrennes, de França);
Pontas-esquerdos: Diogo Branquinho e Leonel Fernandes (FC Porto);
Laterais-esquerdos: André Gomes (Melsungen, da Alemanha), Alexandre Cavalcanti (Nantes, de França), Fábio Magalhães (FC Porto), Gilberto Duarte (Montpellier, de França) e Salvador Salvador (Sporting);
Pivôs: Alexis Borges (Benfica), Daymaro Salina e Victor Iturriza (FC Porto), Tiago Sousa (Águas Santas);
Laterais-direitos: Belone Moreira (Benfica) e Guilherme Tavaares (V. Setúbal);
Pontas-direitos: António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Nantes);
Centrais: Rui Silva (FC Porto) e Miguel Martins (Pick Szeged, Hungria).