O número de refugiados ucranianos em decorrência da invasão russa ao país cresce todos os dias. E Portugal também tem sido um destino para as pessoas que fogem da guerra. Esta segunda-feira, a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) comunicou que acolheu um apelo de uma família ucraniana e ajudou a acolher dois jovens xadrezistas.
Os dois jovens, Nikita Nechytailo, de 11 anos, e Lev Nechytailo, de nove, chegaram a Portugal juntamente com a mãe no sábado passado. No dia seguinte, estrearam-se a jogar pelo clube que os federou, o Independente Futebol Clube Torrense, integrando a equipa que se sagrou campeã distrital de Setúbal de partidas rápidas da categoria de Sub-8 a Sub-12.
“Os dois irmãos tiveram um contributo decisivo para a conquista do título: Nikita, no segundo tabuleiro, ganhou as 10 partidas efetuadas e Lev, no terceiro, ganhou nove e empatou uma”, destacou em nota a FPX.
Segundo nos relatou a mãe dos dois jovens, a casa onde viviam, em Bucha, 30 quilómetros a noroeste de Kiev, foi destruída por uma bomba. A família está alojada no Hotel Roma, em Lisboa.
“A FPX mantém-se disponível para participar no projeto de acolhimento de refugiados ucranianos e espera que a família Nechytailo venha a ter todas as condições para os jovens Nikita e Lev poderem desenvolver o talento para o xadrez”, completa a nota a Federação.