O selecionador português de andebol feminino, José António Silva, mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipa nacional na vitória diante da Eslováquia, em jogo válido pela terceira jornada do Grupo 5 da Qualificação para o Campeonato da Europa 2022. Portugal dominou as adversárias e venceu o jogo esta quinta-feira à noite, no Municipal de Paredes, por 24-21.
“Há ainda alguns momentos em que perdemos um bocadinho a organização e aquilo que é o nosso fio de jogo, mas isso irá acontecer sempre. Fizemos um bom jogo, uma boa vitória. Creio que é a prova de que estamos a pouco e pouco a crescer e, também importante, a segurar e a investir no futuro com a integração de jogadoras muito jovens e que deram hoje uma excelente resposta. Sempre com o trabalho, com rigor e com disciplina o futuro da Seleção pode ser muito muito interessante”, avaliou o treinador, em declarações aos canais oficial da Federação Portuguesa de Andebol.
O selecionador nacional acredita que ainda há pontos a melhorar na equipa. Ponderou, por exemplo, a necessidade de evoluir “no ponto de vista físico” das atletas, e também no “ponto de vista técnico”. Entretanto, garantiu, otimista, que “Temos muito trabalho pela frente, mas um futuro risonho”.
Após perder com a Hungria (34-24) e a Espanha (22-23), Portugal somou os dois primeiros pontos e ocupa o terceiro lugar do Grupo 5, com quatro a menos que a líder Espanha e dois a menos que a Hungria. As eslovacas ainda não somaram pontos. Apesar de tratar como “difícil” um apuramento ao Euro 2022, José António Silva não perdeu a ambição.
“É uma meta difícil. Mas, parafraseando um ex-Selecionador Nacional de Futebol de alguns anos: deixem-nos sonhar. Sabemos que é uma tarefa muito complicada, atendendo à valia dos adversários que temos pela frente”, destacou.
Portugal volta a encontrar a Eslováquia, no domingo, às 14h00 (de Portugal Continental), no Športová Hala, na cidade de Topolčany. A classificação completa e a tabela com todos os jogos podem aqui ser conferidos. O Campeonato da Europa 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022 e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.