A primeira corrida da Taça de Portugal foi vencida este domingo, em Águeda, por Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados). O venezuelano conquistou a Prova de Abertura-Região de Aveiro, impondo-se ao sprint, ao cabo dos 172,1 quilómetros. O pelotão regressa à estrada na quarta-feira para correr, até dia 20, a Volta ao Algarve.
Disputada sob chuva, a Taça de Portugal viu a vitória de Leangel Linarez com arrancada a 100 metros da meta para se impor com autoridade. Ele superou Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
“O sprint foi um pouco confuso. Um homem atacou a 400 metros. Temi não o alcançar, mas tive boas pernas e consegui triunfar. É uma vitória muito especial para mim, a primeira ao serviço da equipa de Mortágua. Dedico-a ao mentor deste projeto, Pedro Silva. É uma pena que não esteja connosco na Terra, mas onde está vê-nos e apoia-nos”, afirmou Leangel Linarez aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Entre os sub-23, o melhor foi Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), seguido pelo colega de equipa Afonso Eulálio e por Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol). Por equipas venceu a Glassdrive-Q8-Anicolor. A melhor formação de clube foi a espanhola Bicicletas Rodríguez/Extremadura.
As classificações completas podem aqui ser consultadas.