O esquiador português José Cabeça alcançou esta sexta-feira a melhor marca de sempre para Portugal nos 15km clássicos de Esqui de Fundo. Ele terminou como 88.º classificado na prova ocorrida nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Com o tempo de 49 minutos e 12 segundos ele superou o recorde que pertencia a Danny Silva com o 94.º lugar na edição de 2006.
“Foi uma prova bastante dura, dei o melhor que podia e acho que estive dentro da expetativa. agora é continuar a trabalhar, daqui a quatro anos temos mais”, afirmou Cabeça aos canais oficial do Comité Olímpico de Portuga (COP).
A prova foi ganha pelo finlandês Iivo Niskanen (37:54.8 minutos), seguido pelo atleta do Comité Olímpico Russo, Alexander Bolshunov (38:18.0). A medalha de bronze foi entregue ao norueguês Johannes Hoesflot Klaebo (38:23.3). Estavam inscritos 99 atletas, sendo que dois não alinharam à partida e outros dois não completaram a prova.
A participação de Portugal em Pequim 2022 será encerrada com Ricardo Brancal, que faz a sua estreia na madrugada do dia 13, na prova de Slalom Gigante de Esqui Alpino, fechando a participação portuguesa com o Slalom no dia 16.