Uma semana após informar o fim do ciclo do chinês Kong Guoping à frente da equipa sénior masculina, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) anunciou esta quinta-feira o selecionador nacional. Trata-se de Ricardo Oliveira, que irá acumular o cargo com as atuais funções de coordenador das Seleções Nacionais Jovens e diretor-técnico do Centro de Alto Rendimento, que desempenha desde 2019.
O novo selecionador substitui Kong Guoping, que estava desde 2015 na função. Ricardo Oliveira tem uma longa história no ténis de mesa nacional. Foi internacional em todos os escalões, tendo representado Portugal em três Campeonatos do Mundo.
“Ricardo Oliveira pratica ténis de mesa desde os 6 anos de idade e ao longo da carreira representou o GD Monte Aventino, CF Estrela da Amadora, Sporting CP e GDCS Juncal, clubes pelos quais conquistou vários títulos nacionais de equipas, tendo-se sagrado campeão nacional individual de seniores em 2001. Terminou a carreira no final da época 2014 / 2015”, destacou a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
Além disso, o selecionador também já desempenhou o cargo de vice-presidente da FPTM entre 2012 e 2015 e em 2017 passou a integrar a equipa técnica das Seleções Nacionais Jovens e do Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, sob a liderança de Fernando Malheiro.