20 de Dezembro 2024 18:04
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atletismo

Atletismo em 2024: Ano marcado pelas vitórias de Pedro Pablo Pichardo, Mariana Machado e Liliana Cá

Foto: FPA

O ano de 2024 foi também recheado de bons resultados no que diz respeito ao atletismo. Destaque para os resultados alcançados por Pedro Pablo Pichardo, Mariana Machado e Liliana Cá.

Liliana Cá conquistou a medalha de bronze no lançamento do disco dos Europeus de atletismo Roma-2024, com um arremesso a 64,53 metros, ficando à frente da compatriota Irina Rodrigues, quarta classificada, com 62,76, e atrás da heptacampeã Sandra Elkasevic (67,04) e da neerlandesa Jorinde van Klinken (65,99).

A  26.ª edição dos Campeonatos da Europa de atletismo fechou com uma medalha de bronze para Portugal, por Agate Sousa, no salto em comprimento. Na competição que se disputou em Roma, a turma das quinas somou três medalhas: Agate Sousa, Pablo Pichardo (triplo salto em comprimento) e Liliana Cá (bronze no lançamento do disco).

Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Pedro Pichardo conseguiu alcançar a sua segunda medalha olímpica, esta de prata, igualando o feito de Carlos Lopes. O atleta do Benfica, segundo no concurso de triplo salto, tornou-se no sexto luso a subir duas vezes a pódios olímpicos.

Depois de se ter tornado o quinto medalha de ouro português, Pichardo juntou-se aos também campeões olímpicos Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, bem como ao cavaleiro Luís Mena da Silva e ao canoísta Fernando Pimenta a repetir pódios em Jogos.

Foto: FPA

Mariana e Moreira brilham nos europeus de corta-mato

O sexto lugar de Mariana Machado e o 13.º de Miguel Moreira nas corridas principais dos Europeus de corta-mato, em Antalya, na Turquia, são “as duas melhores prestações individuais portuguesas dos últimos 10 anos”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

A fundista do Sporting de Braga e o corredor do Benfica conseguiram estes resultados em campeonatos que contaram com 39 atletas lusos nas sete provas em disputa. Mariana Machado, que já foi bronze em sub-20 e sub-21, “terminou a prova no sexto lugar (26.13), numa corrida em que a italiana Nadia Battocletti dominou, terminando isolada (25.43)”, destaca a FPA.

 

SC Braga sagra-se campeão europeu de corta-mato

O Sporting de Braga conquistou, em Albufeira, a medalha de prata na Taça dos Campeões Europeus (TCCE) de corta mato (seniores femininos), enquanto o Benfica alcançou o bronze na prova masculina.

A turma de Braga fez 26 pontos, devido às pontuações obtidas pelo etíope Asmarech Anley (terceira colocada), Mariana Machado (sexta) e Vanessa Carvalho (17.ª).

Na prova masculina, o Benfica foi terceiro classificado, com 30 pontos: o queniano Edward Pingua Zakayo foi quarto lugar, Etson Barros (11.º) e Samuel Barata (15.º).

Foto: FPA

Portugal campeão do Mundo de VIRTUS

Portugal sagrou-se, em Reims (França), campeão do mundo de atletismo em pista coberta da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS),, tendo somado 66 pontos, tendo batido Ucrânia (48) e Turquia.

O terceiro e último dia dos campeonatos do mundo e europeu rendeu “mais seis medalhas para Portugal (três de ouro e três de prata)”, que acumulam “às 10 já conquistada desde o início da competição”, destacou, numa nota publicada no seu site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo.

 

Ponto final nas carreiras de Jéssica, Dulce e Sara

A atleta bracarense Jéssica Augusto colocou um ponto final na carreira, tendo sido homenageada numa cerimónia que decorreu no Estádio 1.º de Maio, na capital minhota, promovida pela Câmara Municipal de Braga (CMB), pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). “Depois de ter anunciado recentemente o final da sua carreira desportiva, ao final de 28 anos de competições ao mais alto nível, a atleta foi congratulada com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias”, destaca a CMB.

Sara Moreira também anunciou o final da careira precisamente no dia em que completou 39 anos, 30 dos quais dedicados ao atletismo e 20 à alta competição, o fim da sua carreira.

Sara Moreira foi campeã nacional por 35 vezes e atleta internacional em 42 ocasiões e encerra uma carreira recheada de medalhas, participações em campeonatos da Europa, do Mundo, maratonas internacionais e Jogos Olímpicos.

Ana Dulce Félix, campeã europeia dos 10.000 metros em 2012, e detentora de um currículo recheado de conquistas, também resolveu encerrar a carreira, A atleta, de 41 anos, representou o FC Vizela (1994 a 2007), SC Braga (2008 a 2010), Maratona CP (2011 a 2013) e o SL Benfica (desde 2014).

Na equipa encarnada, que capitaneou em Terras de Viriato, tornou-se a primeira atleta nacional a ganhar seis títulos nacionais consecutivos de corta-mato.

Foi campeã europeia dos 10.000 metros em Helsínquia 2012 e classificou-se na segunda posição em 2016. Esteve presente, ainda, na maratona dos JO de Londres-2012 (20.ª) e do Rio de Janeiro-2016 (16.ª).

Brilhou, em grandes maratonas internacionais – segunda em Viena e quarta em Nova York (ambas em 2011), nona em Boston 2013, oitava em Londres (2014 e 2015) e quinta em Valência 2018 – sagrou-se, por diversas vezes, campeã nacional de estrada e pista.

 

Domingos Castro é o novo líder da FP Atletismo

Domingos Castro venceu, no passado mês de outubro, as eleições para os órgãos sociais da Federação Portuguesa de Atletismo. Num ato eleitoral que decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal, Domingos Castro recolheu a maioria dos votos dos associados efetivos e extraordinários sendo agora o novo presidente da FPA.

 

Por: Pedro Silva
Fotos: FPA

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atletismo

O sexto lugar de Mariana Machado e o 13.º de Miguel Moreira nas corridas principais dos Europeus de corta-mato, em Antalya, na Turquia, são...

Atletismo

Portugal vai apresentar equipas completas nas seis provas do programa dos Campeonatos da Europa de Corta-mato, com um número recorde de 40 atletas divulgada,...

Atletismo

O Benfica sagrou-se, no domingo, tetracampeão português masculino de corta-mato longo, enquanto o Sporting de Braga triunfou pela terceira vez seguida no feminino, beneficiando...

Atletismo

A cidade de Guimarães está preparada para acolher, este domingo, a partir das 9h30, os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato (101.ª edição masculina e 58.ª...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.