25 de Novembro 2024 14:56
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atletismo

SC Braga sagra-se tricampeão (feminino) e Benfica faz o tetra (masculino) no nacional de corta-mato longo

Fotos: FPA / Marcelino Almeida e FotoP

O Benfica sagrou-se, no domingo, tetracampeão português masculino de corta-mato longo, enquanto o Sporting de Braga triunfou pela terceira vez seguida no feminino, beneficiando dos êxitos individuais de Miguel Moreira e Mariana Machado, respetivamente, nos campeonatos nacionais – https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2024/11/miguel-moreira-em-estreia-e-mariana-machado-tetra-campea-venceram-nacionais-de-corta-mato/ -, em Guimarães.

“Os dois atletas foram os expoentes máximos das equipas do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting de Braga, respetivamente, que dominaram os escalões absolutos nos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e da Câmara Municipal de Guimarães, no Parque do Desporto, com chegada no interior da Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo.

Numa reedição do pódio das últimas três edições da competição absoluta masculina, os ‘encarnados’ somaram 19 pontos, contra 23 do Sporting, segundo classificado, e 40 do Sporting de Braga, selando o 26.º cetro sem atletas estrangeiros, ao contrário dos rivais.

Fotos: FPA / Marcelino Almeida e FotoP

Miguel Moreira percorreu os 10 quilómetros em 28.30 minutos e bateu por cinco segundos o ugandês Hosea Kiplangat (Sporting), segundo da classificação geral, ultrapassando-o nos metros finais para suceder ao companheiro de equipa Etson Barros, vencedor em 2023 em absolutos e sub-23, que foi sétimo, a 42. Seguiram-se Miguel Moreira, que também é campeão de Portugal dos 5.000 metros, ficou André Pereira (Benfica), terceiro da geral, a 26 segundos, que completaram o pódio luso da 101.ª edição da corrida masculina.

Entre as mulheres, o Sporting de Braga alcançou o 13.º cetro, e terceiro consecutivo, ao contabilizar 15 pontos, voltando a relegar o Sporting para a segunda posição, com 33, enquanto o Recreio de Águeda repetiu o terceiro posto de 2023, com 38.

Fotos: FPA / Marcelino Almeida e FotoP

Ao finalizar em 25.44 minutos a 58.ª edição da competição feminina de oito quilómetros, atrás da queniana Grace Nawowuna (Sporting), vencedora em 24.59 minutos, Mariana Machado reeditou os triunfos de 2021, 2022 e 2023, igualando o quarteto de troféus conquistados por Aurora Cunha, Conceição Ferreira, Manuela Simões e Jéssica Augusto.

Mariana Machado, de 24 anos, foi ladeada no pódio nacional pelas colegas de equipa Laura Taborda e Vanessa Carvalho, que terminaram na terceira e quarta posições da geral, a 1.19 e 1.27 minutos da fundista olímpica, respetivamente.

Fotos: FPA / Marcelino Almeida e FotoP

“Já a estafeta mista conheceu o quarto vencedor distinto em outras tantas edições e viu o Sporting de Braga a ser destronado pelo Benfica, que, com José Carlos Pinto, Mariana Vargem, Isaac Nader e Salomé Afonso, cronometrou 16.42 minutos, contra 17.06 do Sporting, segundo classificado, e 18.14 do Maia, terceiro2, junta a nota da FPA.

Os dois primeiros da estafeta mista e dos setores masculino e feminino nos escalões absolutos e sub-20 qualificaram-se para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se realizará em 2025, em Albufeira.

Inaugurados em 1911, os campeonatos nacionais de corta-mato longo decorreram pela quarta vez em Guimarães, após 1972, apenas na vertente feminina, 2005 e 2006.

As provas incidiram em diversos escalões e começaram no parque da Cidade Desportiva, terminando no tartan da Pista de Atletismo Gémeos Castro.

 

Seniores masculinos (10 km)

  1. Miguel Moreira (Benfica), 28.30 minutos.
  2. Hosea Kiplangat (Sporting), 28.35.
  3. André Pereira (Benfica), 28.56

 

Clubes

  1. Benfica, 19 pontos
  2. Sporting, 23
  3. Sporting de Braga, 40

 

Seniores femininos (8 km)

  1. Mariana Machado (Sporting de Braga), 25.44 minutos
  2. Laura Taborda (Sporting de Braga), 27.03
  3. Vanessa Carvalho (Sporting de Braga), 27.11

 

Clubes

  1. Sporting de Braga, 15 pontos.
  2. Sporting, 33.
  3. Recreio de Águeda, 38.

Por: Pedro Silva
Fotos: FPA / Marcelino Almeida e FotoP

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atletismo

A cidade de Guimarães está preparada para acolher, este domingo, a partir das 9h30, os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato (101.ª edição masculina e 58.ª...

Atletismo

Domingos Castro foi empossado como presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), sucedendo a Jorge Vieira, e prometeu dedicar-se a 100% ao organismo, naquele...

Atletismo

Duarte Gomes, de 23 anos, conseguiu, este fim de semana, a melhor marca portuguesa de sempre nos 10 km em estrada, batendo, no Urban...

Atletismo

A Pista Gémeos Castro, em Guimarães, foi apresentada a 101.ª dos campeonatos nacionais de corta-mato longo, prova que espera juntar mais de quatro mil...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.