A época de 2024/2025, em termos de competições nacionais, “abre” com os Campeonatos de Portugal de Maratona, a três de Novembro (domingo), prova que engloba também os Campeonatos Nacionais de Maratona de Veteranos, que estão integradas na 20.ª edição da EDP Maratona do Porto, que arranca pelas 8h00.
Estes Campeonatos de Portugal de Maratona, promovidos pela Federação Portuguesa de Atletismo e os Campeonatos Nacionais de Maratona de Veteranos, promovidos pela ANAV, são organizados pela Runporto, e contam com a colaboração da Câmara Municipal do Porto, Ágora Porto, Associação de Atletismo do Porto, Conselho Regional de Arbitragem da AAP, Polícia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal de Matosinhos e Porto Antistress Clube.
“Esta é a competição mais antiga do atletismo português, tendo conhecido a sua primeira versão oficial em 1910. Organizada pela revista “Tiro e Sport”, a “Marathona Portugueza”, “começou” uns anos antes. Para poder proporcionar uma melhor adaptação às longas distâncias, os organizadores começaram a organizar provas de “marathona” em 1907, primeiro em 17 km, num percurso entre a Cruz Quebrada e Cascais (vitória de Carlos Marques em 1h10m), realizando-se a prova no ano seguinte na distância de 24 km, de Cascais a Algés, com vitória de Francisco Lázaro em 1h39m. No ano seguinte, com Lázaro ausente (por lesão), a prova percorreu 29 km, de Sinta a Algés, com triunfo de Armando Cruz em 2h13m. A distância oficial, então de 42.800 metros, ficou depois marcada para o dia 22 de maio de 1910, integrada nos primeiros Jogos Olímpicos Nacionais, embora se tenha realizado mais de um mês antes do início destes últimos (26 de junho)”, recorda, em nota publicada no site oficial – https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2024/10/campeonatos-de-portugal-de-maratona-7/ – a Federação Portuguesa de Atletismo.
Os vencedores de 2023/2024
A edição de 2023/2024 desta competição decorreu na Madeira, conjuntamente com a Maratona do Funchal, nela se sagrando campeões os atletas José Carlos Sousa, do CA Macedo de Cavaleiros, e Célia Barbosa, do FC Penafiel.
Foto: FPA