O presidente eleito da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, e que vai suceder a Jorge Vieira, que cumpriu o terceiro e derradeiro mandato, face à limitação existente nos estatutos federativos, destacou, na noite eleitoral, que a mudança começou precisamente no dia em que a sua lista (B) recolheu 64,1% dos votos na Mesa da Assembleia Geral, 62,5% no Conselho de Justiça, 64% no Conselho Fiscal, 62,5% no Conselho de Disciplina e 56,2% no Conselho de Arbitragem, vencendo na votação de todos os órgãos sociais.
Domingos Castro apresenta Joaquim Santos, Paulo Guerra, Rui Ferreira, Sara Moreira e Sérgio Guedes como vice-presidentes, tendo Carlos Paula Cardoso como presidente da Mesa da Assembleia Geral. José Carvalho preside o Conselho Fiscal, Francisco Coimbra o Conselho de Justiça, Paulo Duarte o Conselho de Disciplina e João Coelho o Conselho de Arbitragem.
“Somos pessoas de terreno, de trabalho e de projetos. A mudança começa hoje!”, pode ler-se numa nota enviada às redações.
“Quero agradecer-lhes a oportunidade que nos deram ao longo dos últimos meses para apresentarmos os nossos projetos e em conjunto percebermos o caminho que queremos seguir. E o resultado está aqui. Optaram por um caminho de mudança. Será uma jornada de desafios em que o nosso foco estará totalmente em desenvolver o atletismo. Vamos fazê-lo ouvindo e valorizando as pessoas e as suas ideias: Associações, Juízes, Treinadores, Organizadores e Atletas terão sempre voz na nossa gestão e um papel ativo nas decisões estruturantes da modalidade. Juntos vamos devolver o atletismo ao patamar de excelência onde merece estar. Não esperem uma Direção de gabinete. Somos pessoas de terreno, de trabalho e de projetos”, sublinhou Domingos Castro, no discurso pós-eleitoral.
O novo presidente da FPA refere que ainda não ficou definida uma data para a tomada de posse, que até pode acontecer nos Nacionais de corta-mato, em 24 de novembro.
Os nacionais de corta-mato, juntamente com as seleções para os Europeus da disciplina, são uma das grandes preocupações da nova direção da FPA, uma vez que ainda não estão organizados, embora Domingos Castro tenha assegurado que Guimarães, a sua cidade natal, pode receber a prova interna.
Foto: DR