O Ansião Gravel Race Challenge, que terá lugar em Leitia, vai coroar, no domingo, os primeiros campeões nacionais de gravel, uma vertente de ciclismo que já conta com campeonato do Mundo e combina elementos de estrada e BTT.
“Destinado às categorias elite, master, e paraciclismo, o Campeonato Nacional de Gravel terá lugar nas estradas rurais do concelho de Ansião”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo.
No domingo, Ansião vai permitir a vários ciclistas, das categorias elite, veteranos e paraciclismo, sagrarem-se campeões inaugurais de Portugal em gravel, cujos Mundiais da União Ciclista Internacional (UCI) arrancaram em 2022.
Misturando terreno habitual na estrada com outros do ciclocrosse e do ‘cross country’, a vertente gravel tem crescido e os primeiros Nacionais arrancam pelas 09h00 de domingo, com um total de 90 quilómetros.
“A competição irá decorrer a partir das 9h de domingo e está dividida em dois percursos. Elites e masters masculinos (M30, M35, M40 e M45) vão percorrer 140 quilómetros, enquanto elites e masters femininas, restantes masters masculinos (M50, M55, M60, M65, M70) e paraciclistas vão completar um total de 90 quilómetros. O primeiro atleta do percurso curto é esperado às 12h30, enquanto o do percurso elite é esperado às 14h00. A cerimónia protocolar da entrega das medalhas irá decorrer após a chegada do terceiro classificado de cada categoria, estando prevista para começar às 13h00”, junta a nota da FPC.
Por: Pedro Silva
Fonte: FPC