No dia 22 de agosto, mais de 40 especialistas em gestão do desporto organizaram-se e criaram o Observatório Internacional do Desporto (OID), uma associação com sede em Barcelona. Os membros fundadores desenvolvem as suas atividades nos seus respetivos países da Europa e da América (Andorra, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Itália, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Suíça) e irão implementar e partilhar os seus conhecimentos e experiências na área do desporto.
O Observatório nasceu com uma vocação plural, democrática e independente, como um grande grupo internacional de profissionais especialistas, gestores de entidades desportivas e professores universitários, que recolhem e analisam dados, partilham experiências, diagnosticam, opinam e propõem melhorias em vários domínios do desporto nacional e internacional.
Entre os principais objetivos do Observatório podem ser mencionados:
- Promover a melhoria, a participação e a cooperação com organizações e instituições do setor desportivo que, sob diferentes pontos de vista e interesses, desenvolvam a organização do desporto, as suas infraestruturas e atividades.
- Servir de plataforma de discussão, debate, troca de ideias e informações entre instituições e indivíduos, abrindo canais de comunicação sobre o setor público e/ou privado, constituindo uma corrente geradora de opinião independente e plural.
- Promover os valores do desporto na sociedade, na cultura e na economia, bem como a educação e o respeito pelo ambiente e a sustentabilidade dos seus espaços, indivíduos e grupos.
As principais atividades do Observatório incluem o seguinte:
- Divulgar e informar que a OID, é, também, um centro de promoção e debate entre empresas e organizações e instituições desportivas nacionais e internacionais.
- Sublinhar e divulgar as boas práticas desportivas nas organizações e instituições.
- Analisar, avaliar e diagnosticar tendências do setor desportivo e o seu correto desenvolvimento e promoção, promovendo planos de ação estratégicos para a sua melhoria e aplicação.
- Organizar conferências, seminários ou conferências, presenciais e online, sobre assuntos relacionados com o desporto.
- Desenvolver formação entre atletas, técnicos e organizações.
- Prestar serviços de assistência e assessoria a pessoas físicas e jurídicas, na área do desporto, bem como elaboração de estudos, análises, relatórios, planos estratégicos, planos de viabilidade, etc.
- Promover e desenvolver a publicação e edição de artigos, revistas, livros do setor desportivo, nos seus diversos formatos.
O Conselho de Administração do Observatório é composto por Joan Celma (presidente), Leonor Gallardo (1º vice-presidente), Javier Latorre (2º vice-presidente), Vicente Javaloyes (3º vice-presidente), Manel Valcarce (secretária), Virginia Serrano ( tesoureiro), Juan Andrés Hernando (membro de Relações Institucionais), Ángela Jasmín (coordenação internacional), Isilda Días (coordenação internacional), Dimas Pinto (membro), Carla Silva (membro) e Cristian Florin.