O português André Soares conquistou a medalha de prata na corrida de fundo do campeonato do Mundo de ciclismo para surdos, com João Marques a arrecadar o bronze no fecho da competição em Świętokrzyskie, Polónia.
André Soares, campeão do mundo por pontos e bronze na prova de velocidade, somou nova medalha, ao acabar os 122 quilómetros da prova de fundo no segundo lugar, quatro segundos atrás do grego Panogiotis Chionis, novo campeão mundial.
“André Soares, em segundo, e João Marques, na terceira posição, encerraram hoje da melhor forma a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Ciclismo para Surdos, em Świętokrzyskie, Polónia. A competição, que já dera duas medalhas a André Soares, terminou com os 122 quilómetros da prova de fundo, resultantes de cinco voltas a um circuito exigente de 24 quilómetros, que desviava para uma rampa onde estava instalada a meta. As várias tentativas de fuga não resultaram, acabando por ser a lei do mais forte, nas rampas finais a decidir a corrida. Nos últimos 1500 metros, com inclinação média de 7,6 por cento, deram-se as movimentações decisivas. O grego Panogiotis Chionis destacou-se nos últimos 100 metros, vencendo com quatro segundos de vantagem sobre André Soares e João Marques, que ocuparam as restantes posições de pódio”, vincou, em nota enviada às redações, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
João Marques entrou em terceiro, a quatro segundos, e somou o primeiro pódio, num Mundial com quatro medalhas para Portugal, representado por dois ciclistas, um “excelente indicador para os Jogos Surdolímpicos”, no Japão, em 2025, afirma o selecionador, Válter Sousa.
“Sabia que o André tinha condições para o pódio. O João fez uma corrida inteligente, sempre resguardado, no grupo dos favoritos, o que lhe permitiu estar na discussão da corrida. É um excelente indicador para os Jogos Surdolímpicos, que se realizam no Japão, no próximo ano”, destacou o selecionador nacional de surdos, Válter Sousa, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, notando, ainda, que “João Marques fez “uma corrida inteligente, sempre resguardado no grupo dos favoritos”.
Fotos: FPC