O Panathlon Clube de Lisboa lançou, ontem, o ebook “Questões em Aberto sobre Ética Desportiva – na visão da Saúde”, que reúne diversos contributos relacionados com temas relacionados com a integridade e a ética no desporto.
O livro, com edição da Quântica Editora, contou a coordenação científica de Luís Horta e com a participação de autores(as) prestigiados(as) e oriundos de diversos países da lusofonia, como Marco Aurélio Klein (Brasil), Ana Rente e Beatriz Martins (Portugal), Humberto Lima Évora (Cabo Verde), Monica Sousa (Portugal) e Rogério Friedman (Brasil).
Na sessão de apresentação, Luís Horta, sócio e membro do Conselho de Docentes do Panathlon Clube de Lisboa, revelou que o livro, o segundo de uma coleção que aborda temas em aberto na ética desportiva, e que vai olhar para esta temática através do Direito (terceiro livro) e da saúde (este segundo volume), entre outros, disse estar “honrado” e sentir-se um privilegiado pelo convite que lhe foi endereçado para “assumir a função de coordenador” do livro.
“No primeiro livro da coleção, como o nosso presidente já referiu, e que foi coordenado pelo Professor Rui Proença de Garcia, abordaram-se questões em aberto na ética desportiva, tendo tido o privilégio de escrever um capítulo dedicado a esta temática no âmbito da medicina desportiva e da antidopagem. Este segundo volume surge no seguimento do primeiro volume, abordando questões em aberto sobre a ética desportiva na visão da saúde. Foi um desafio que eu senti como muito agrado, pois esta temática tem ocupado um lugar importante na minha carreira profissional e na minha vida em geral”, contou Luís Horta.
“Tenho procurado alicerçar a minha vida pelo respeito de uma série de princípios e valores, que me foram ensinados na minha família, e que, depois, vim mais tarde a ampliar e solidificar na minha carreira desportiva. Este desafio não foi, no entanto, tarefa fácil, desde logo pela escolha dos temas a abordar e, depois, pela seleção dos autores a convidar. Depois de os selecionar foi muitas vezes difícil convencê-los a aceitar o convite, pois, por vezes, não é fácil passar as ideias para o papel quando se trata de escrever sobre ética”, contou, disse, revelando que, no que diz respeito aos temas, foi procurado “ter uma estratégia muito abrangente no âmbito do movimento olímpico e paralímpico, selecionando temas estudados em diversos ramos das ciências do desporto e das ciências da saúde e, igualmente, exemplificativos do respeito por princípios e valores como a igualdade, a defesa e promoção da saúde, a inclusão, não discriminação, entre outros. Relativamente aos autores, convidámos pessoas com um perfil ético inquestionável de diversas áreas das ciências da saúde e das ciências do desporto e com percursos profissionais muito ricos na defesa de princípios e valores da ética do desporto. Procurámos, ainda, respeitar uma paridade entre os géneros, uma representatividade de diversos países da comunidade lusófona e as inerentes diferenças socioculturais”, juntou, explicando, depois, pormenorizadamente cada capítulo do livro agora lançado.
César Santos (Quântica Editora)
César Santos, coordenador editorial da Quântica Editora e Diretor Executivo da SportMagazine, recordou que o Ética Summit vai na sua terceira edição, sendo que a SportMagazinze, que é “media partner do evento”, sempre tem acompanhado o mesmo, quer através de reportagens e, agora, na edição de livros.
“Faço votos para que esta coleção continue, porque é importante ter matéria escrita para acompanhar estes eventos. E desejo que o evento tenha a qualidade dos anteriores porque, se assim for, será uma mais-valia para todos”, vincou.
Por: Pedro Silva