Mais de 4000 particpantes inscritos na 3ª edição do Ética Summit, o mais importante evento digital sobre ética e Desporto. Sendo um evento 100% transmitido online, decorrerá os dias 6, 7 e 8 de setembro de 2024, envolvendo todos os países lusófonos e que tem como principais objetivos promover a reflexão, o debate em torno das questões associadas à ética e à integridade no Desporto.
É considerado o maior evento do género, alguma vez levado a cabo, no universo desportivo envolvendo os países de língua oficial portuguesa.
Este evento, nesta sua terceira edição, assume uma evolução a todos os níveis, comparativamente às edições dos anos anteriores, desde logo porque tem mais sessões temáticas, mais parceiros envolvidos, mais organizações desportivas a apoiar e sobretudo, mais inscrições.
O Ética Summit 2024 envolve ainda instituições da sociedade civil e desportiva, oriundas de todos os países de língua oficial portuguesa. Para o efeito reúne o apoio formal de cerca de 200 entidades – associações, federações e organizações desportivas, estabelecimentos do ensino superior e associações de classe e cooporativas, autarcas, entre outros (Comissão de Apoio Institucional ; Comissão de Honra ; Comissão de Autarcas pela Ética desportiva), as quais se comprometeram no envolvimento e no compromisso de participar e difundir este importante momento de reflexão.
O Ética Summit 2024 contará com cerca de 50 oradores, especialistas de prestígio internacional nos temas que formam o programa do evento (consultar no website). O alinhamento do evento constituí-se pelos seguintes temas:
- dia 6 de setembro, 19h00*
O Desporto para o Desenvolvimento e a Paz ;
- dia 7 de setembro, a partir das 10h30*
Igualdade de género
Valores do Desporto
Literacia na Ética Desportiva
Modelos pedagógicos e finalidades em educação & Guardiões de crianças e jovens no desporto
A inteligência artificial no Desporto
O uso da IA no treino; na arbitragem; na análise da competição
Árbitro e controlo antidoping: porque não? & O contributo da tecnologia para o doping e para o seu combate
- dia 8 de setembro, a partir das 10h30*
Inclusão de Pessoas com Deficiência
Transgéneros e hiperandrogenismo – O respeito pelo Princípio da Igualdade
Não discriminação/ausência de vantagem competitiva – O que deve prevalecer?
Caso Caster Semenya – Nasci assim! E agora? & Mulheres trans – A inclusão a todo o custo?
O papel das Federações Desportivas relativamente aos clubes e agentes desportivos
O Dever De Formação de Clubes E Agentes Desportivos pelo Estado e Federações
O dever da entidade empregadora desportiva no cumprimento das regras da Ética Desportiva & O Papel dos ginásios e academias na Formação Ética dos seus profissionais e utentes & O papel da formação na prevenção da violência e segurança nos espetáculos desportivos
(*) horário de Portugal / consultar os horários de todas as sessões no programa do evento
O Ética Summit dirige-se para todos aqueles que direta ou indiretamente relacionam e/ou participam no Desporto, desde dirigentes, até treinadores, passando por atletas, professores, juízes e árbitros, médicos, investigadores e estudantes, jornalistas, empresários, entre muitos outros.
De salientar o painel de Embaixadores do Evento que se constituiram para apoiar o evento, sendo de destacar atletas, treinadores, dirigentes e jornalistas, todos com currículos relevantes e que reforçam deste modo a importância do Ética Summit 2024.
Este evento é promovido pelo Panathlon Clube de Lisboa, com o apoio direto do Panathlon Clube do Brasil, da Confederação Federal de Educação Física do Brasil, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Plano Nacional da Ética Desportiva, da Fundação do Desporto, da Confederação Nacional de Associações Professores de Educação Física, da Confederação de Treinadores de Portugal, da Confederação de Treinadores Lusófonos, da Associação de Cimités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, da Confederação Nacional de Associações de Pais, da Confederação de Juízes e Árbitros de Portugal, da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, da Associação de Jornalistas de Desporto e da Associação de Deficientes das Forças Armadas (cujas instalações serão utilizadas para a base operacional do evento).