O ciclista belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) venceu, esta segunda, a terceira etapa da Volta a Espanha – Na última tirada realizada em território português – e reforçou a liderança da classificação geral, após a tirada que ligou Lousã a Castelo Branco.
“Depois de ter vencido a terceira etapa da Volta ao Algarve, em fevereiro, o belga Wout van Aert (Team Visma |Lease a Bike) foi o mais forte de todo o pelotão da Vuelta nas três etapas em Portugal. Vai entrar em Espanha com a camisola vermelha, depois de ter vencido a terceira etapa e de ter sido segundo domingo e terceiro na véspera. Os portugueses chegaram integrados no pelotão, estando agora dois no top-10 da geral: João Almeida (UAE Team Emirates) é nono e Nelson Oliveira é o décimo da geral”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Na última tirada realizada em território português, Van Aert cumpriu os 191,2 quilómetros em 4h40m42s, com o mesmo tempo do australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), segundo, e do espanhol Jon Aberasturi (Euskaltel-Euskadi), terceiro.
O belga reforçou, assim, o estatuto de camisola vermelha, com menos 13 segundos do que o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) e 15 face ao checo Mathias Vacek (Lidl-Trek), que subiu a terceiro.
João Almeida subiu ao nono lugar, a 32 segundos, um lugar e um segundo melhor do que Nelson Oliveira. O campeão nacional de fundo, Rui Costa (EF Education-EasyPost) subiu ao 58.º lugar, a 1m10s.
A quarta etapa, a correr amanhã, será a primeira em território espanhol. “Será uma jornada importante para os candidatos à geral, porque é o primeiro teste em montanha. Serão 170,5 quilómetros entre Plasencia e Pico Villuercas, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria”, destaca a FPC.
Foto: La Vuelta