A Torre do Centro Náutico de Montemor-o-Velho foi palco, esta quarta-feira, da apresentação oficial do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024, que terá lugar de 21 (segunda-feira) a 24 deste mês, em Montemor-o-Velho.
“De 21 a 24 de agosto, Portugal será o centro da Canoagem Universitária a nível mundial, num evento que irá reunir 250 participantes de 24 países, competindo nas provas de velocidade e maratona. Envolvidos na organização, estarão ainda cerca de 70 voluntários”, destaca, numa nota enviada às redações, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal).
Presentes na conferência de imprensa, estiveram Ricardo Nora, Presidente da Comissão Organizadora e da FADU Portugal, assim como os representantes dos parceiros institucionais do evento: Ricardo Machado (vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem), Décio Matias (vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho), Filipa Godinho (Pró-Reitora da Universidade de Coimbra) e Diogo Lopes (vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra).
Para Ricardo Nora, a organização desta competição em Portugal “tem um significado muito especial”. “Cada vez mais o Desporto Universitário tem dado alegrias e motivos de orgulho ao Desporto Português, e este evento não é exceção”, vincou.
O responsável máximo da FADU Portugal afirmou, ainda, que as expectativas da equipa nacional universitária passam por “superar ou igualar” as oito medalhas conquistadas na Polónia, em 2022 (uma de ouro, quatro de prata e três de bronze), o mesmo número atingido há oito anos, no Mundial de 2016, também realizado na pista do Baixo Mondego.
Confirmado ainda, pelo próprio, está a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, na cerimónia de Abertura, agendada para o dia 20 de agosto, pelas 20h00, no Castelo de Montemor-o-Velho.
A mesma ideia de poder repetir ou aumentar o número de medalhas no Mundial universitário foi expressa por Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, que recordou o “sucesso desportivo e organizativo” da competição realizada em Montemor-o-Velho em 2016.
“A apenas 10 dias do começo da competição, a Comissão Organizadora e todos os parceiros envolvidos na organização, mostraram-se altamente comprometidos em proporcionar um evento de excelência para todos os participantes, garantindo a qualidade na organização de eventos internacionais verificada no passado por parte da Federação Académica do Desporto Universitário”, junta a nota da FADU.
O evento envolve cerca de 400 pessoas, incluindo 66 voluntários estudantes universitários, durante seis dias, em Montemor-o-Velho – de 18 a 24 deste mês.
Todas as informações podem ser consultadas no site da FADU.
Por: Pedro Silva
Foto: FADU