A “Vuelta”, última grande Volta do ano, parte de Lisboa, este sábado, e terá três etapas em Portugal, terminando em Madrid em 8 de setembro.
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, na apresentação do evento, salientou os “números avassaladores” da Volta a Espanha e a forma como vai permitir mostrar “um país inteiro”.
Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, enfatizou a capacidade de a Vuelta “alavancar a coesão territorial” e espera que o evento possa “gerar riqueza”.
O diretor-geral da Vuelta, Javier Guillen, destacou que a saída de Portugal contribui para “engrandecer” a competição, acrescenyandp que a passagem da Vuelta por terrras lusas “a diversidade do país”, que a prova é “geradora de riqueza” e também uma plataforma de comunicação que “conta histórias” dos territórios ao longo das 21 etapas.
A 79.ª Volta a Espanha arranca em 17 de agosto, com um contrarrelógio de 12 quilómetros entre Lisboa e Oeiras. A segunda etapa ligará Cascais a Ourém, no total de 191 quilómetros, com a última tirada em solo nacional, a terceira, a percorrer 182 entre Lousã e Castelo Branco. A prova terminará em 8 de setembro, em Madrid.
“Esta será a segunda vez que a competição começa em Lisboa, depois de o mesmo ter acontecido em 1997, para promover a Expo-98, que se realizou na capital portuguesa, e é a quinta vez que tem a etapa inaugural fora de Espanha”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Câmara Municipal de Oeiras.
Toda a informação sobre a prova pode ser consultada em https://www.lavuelta.es/en/.
Fotos: CM Oeiras