A três dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris, o Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou a criação das Olimpíadas de eSports, na 142ª sessão do COI, por unanimidade e sem abstenções. A primeira edição – vai acontecer de dois em dois anos – ocorrerá, em parceria com o Comité Olímpico Nacional da Arábia Saudita, em 2025.
O presidente do COI, Thomas Bach, considera esta decisão histórica. “Esta é uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de Esports, continuamos a acompanhar o ritmo da revolução digital. A comunidade de eSports, representada na nossa Comissão de Esports, envolveu-se entusiasticamente nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens. O CON da Arábia Saudita trará grande – senão a única – experiência na área de esportes eletrônicos para este projeto. Esta parceria baseia-se na Carta Olímpica e nos valores olímpicos”, destacou Thomas Bach.
O COI tem-se “envolvido com os desportos eletrónicos desde 2018 de forma holística” e isso “culminou na organização da Semana Esports Olímpica, em Singapura, no ano de 2023”, destaca, em comunicado, o COI.
“Acreditamos que participar das Olimpíadas é a maior honra que qualquer atleta pode alcançar. É por isso que estamos empenhados em fornecer a plataforma definitiva para que novos heróis possam atuar e para que o espírito olímpico seja compartilhado. Juntos, todos partilhamos a perspectiva de incutir os valores olímpicos de formas novas e inovadoras. E estamos ansiosos para receber a comunidade global de esportes eletrônicos no Reino em 2025”, destaca o príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, Ministro do Desporto e presidente do Comité Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita.
“Graças à visão 2030 apresentada” pelo príncipe Mohammed bin Salman, os desportos eletrónicos na Arábia Saudita “já tem um passado rico, um presente emocionante e um futuro promissor”, junta Abdulaziz bin Turki Al Faisal.
“E a razão pela qual estamos a investir em todos os desportos é a mesma: os nossos jovens. O nosso compromisso com os desportos eletrónicos é simplesmente um reflexo do mundo em que os nossos jovens vivem, e agora todos temos a oportunidade de escrever juntos uma nova história olímpica. A oportunidade de inspirar novos sonhos e novas ambições para literalmente milhões de atletas em todo o mundo”, vincou, ainda, o máximo responsável pelo desporto na Arábia Saudita.
Por: Pedro Silva
Foto: DR