A 15.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico (EA) vai decorrer de domingo (30 de junho) a 5 de julho em Vila Nova de Famalicão e Braga e 2.600 desportistas inscritos.
O evento, que promete promover o desporto, a inclusão e a convivência entre os jovens das regiões Norte de Portugal e da Galiza, foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Braga, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB), Mário Passos, autarca de Famalicão, Guilherme Aguiar, presidente da Comissão do Desporto do Eixo Atlântico, e ainda do secretário-geral do EA, Xoan Mao.
“A inclusão do futebol 7 feminino é a grande novidade desta edição, juntando-se ao futebol 7 masculino, voleibol feminino, e às competições de atletismo, natação, basquetebol e andebol para ambos os géneros. Medidas que, segundo Ricardo Rio, reflecte o compromisso com a promoção da igualdade de género no desporto”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a CMB.
A aposta no desporto adaptado é uma constante nestas edições, para garantir que todos os jovens tenham a oportunidade de participar e se destacar nos Jogos do Eixo Atlântico e, como vem sendo habitual, esta edição também integra modalidades de desporto adaptado, designadamente o atletismo e a natação, com a participação de quase 200 atletas.
Uma realidade que, refere um comunicado do Eixo Atlântico, alinha com a filosofia desta associação de municípios do Norte de Portugal e da Galiza “de eliminar barreiras e fomentar a participação desportiva de todos os cidadãos”.
A origem
Desde a sua origem, em 1995, os Jogos assumem-se como “uma das principais bandeiras” do Eixo Atlântico. Realizam-se de dois em dois anos e pretendem fomentar a participação de todos os cidadãos e a construção da Eurorregião do Eixo Atlântico que, por sua vez, se enquadra na construção da Europa das cidades e dos cidadãos”, destaca, numa noa publicada no site oficial, o EA.
“O desporto, a cultura e a educação são elementos imprescindíveis para a construção de uma Europa social promovida por Jacques Delors há 30 anos e que hoje estão em risco devido à ascensão de uma extrema-direita antieuropeísta”, refere o comunicado.
O Eixo Atlântico é uma associação que reúne 41 municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
Pedro Dias estará presente na cerimónia de abertura
A cerimónia de abertura está marcada para domingo, às 17h00, nos Jardins dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, com o desfile das diversas delegações participantes.
Na cerimónia vão participar, entre outros, os presidentes das autarquias de Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Braga e, ainda, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto.
As competições são distribuídas entre Braga e Famalicão, com Braga a receber as provas de atletismo de pista, atletismo adaptado de pista, basquetebol e andebol, enquanto Famalicão acolherá as competições de futebol, atletismo de estrada, natação, natação adaptada e voleibol feminino.
Destaque ainda para a participação de Felgueiras, Fafe e Vila do Conde, que participam pela primeira vez nos Jogos do Eixo Atlântico.
Por: Pedro Silva
Foto: Sérgio Freitas/CM Braga