António Morgado, da UAE Team Emirates, é o novo campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elite, após triunfar, esta sexta-feira à tarde, no ‘crono’ de 32,4 quilómetros disputado em Santa Maria da Feira. Pela manhã, também em terras feirenses, Daniela Campos venceu na prova de elite feminina.
“O percurso, em redor do Europarque, era quase todo plano, endurecido por alguns pequenos topos e pelo vento. Estreando-se entre a elite, apesar de ainda poder competir em sub-23, António Morgado era uma das grandes incógnitas da tarde. O corredor das Caldas da Rainha, todavia, não defraudou aqueles que lhe prognosticavam o triunfo. Foi o mais rápido em todos os pontos intermédios, embora com um desempenho desigual”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Na sua primeira participação na competição, o jovem colega de equipa de João Almeida completou o percurso em 32.32 minutos, contra os 32.49 de Ivo Oliveira, também da UAE Team Emirates, que terminou no segundo lugar. A última posição de pódio foi para outro ciclista do pelotão internacional, o veterano Rui Costa, da EF Education-EasyPost, com 32.59 minutos.
Antes, pela manhã, Daniela Campos (Eneicat-CMTeam-Seguros Deportivo) venceu na prova de elite feminina. A jovem ciclista de 22 anos completou os 21,6 quilómetros do traçado em 30.50 minutos. Ana Caramelo (Matos Mobility-Flexaco Cycling Team) foi segunda e Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother-UK) completou o pódio.
Os campeonatos nacionais de estrada prosseguem no sábado e no domingo com as provas de fundo. A partida e a chegada acontecem no castelo de Santa Maria da Feira.
Campeões
Seniores masculinos: António Morgado (UAE Team Emirates)
Seniores femininos: Daniela Campos (Eneicat-CMTeam)
Sub-23 masculinos: Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon).
Por: Pedro Silva
Fotos: FPC