A seleção portuguesa feminina de sub-20 de andebol carimbou, esta sexta-feira, o apuramento para a ‘main round’ (fase principal) do Campeonato do Mundo, a decorrer em Skopje, na Macedónia do Norte. Este sábado, a turma lusa, comandada pelo selecionador nacional José António Silva, mede forças com Montenegro, num jogo em que estará em disputa o primeiro lugar do Grupo G e a passagem com pontos à fase principal da competição que decorre em solo macedónio.
“A Seleção Nacional sub-20 Feminina soma e segue no 2024 IHF Women’s U20 World Championship, que decorre em Skopje, capital da Macedónia do Norte. Depois do triunfo inaugural diante da Guiné, na passada quarta-feira, as comandadas de José António Silva voltaram a justificar em pleno o favoritismo e levaram a melhor sobre o Ubzequistão esta sexta-feira, para confirmar a passagem ao Main Round. A Jane Sandanski Arena, casa do HC Vardar 1961, recebe o jogo de despedida do Grupo G, este sábado, entre Portugal e Montenegro – que também segue em frente na competição – a valer o primeiro lugar”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal.
José António Silva: “Atacar o primeiro lugar”
“Fizemos um jogo em que assegurámos mais uma vez aquilo que era fundamental – a vitória – e, desde já, o apuramento para a próxima fase. Foi um jogo com algumas oscilações exibicionais, alternámos alguns períodos menos bons com períodos bons mas a equipa hoje já demonstrou maior solidez e maior coesão e, tenho que admitir, que não fizemos uma preparação exaustiva do ponto de vista técnico deste jogo, deixámos o mesmo fluir. O nosso objetivo era também promover a rotação de jogadoras aliado com a vitória. Amanhã (sábado), contra o Montenegro, é o último jogo da fase preliminar no qual vamos atacar o primeiro lugar deste grupo, vamos enfrentar uma equipa forte com um andebol muito agradável e interessante, com duas ou três jogadoras de muita qualidade e, agora sim, vamos acertar alguns aspetos estratégicos porque os problemas que nos vamos deparar são muito diferentes e muito mais complicados”, destacou o selecionador nacional José António Silva aos canais de comunicação da Federação de Andebol de Portugal (FAP).
Por: Pedro Silva
Fotos: FPA/Sasa Pahic Szabo / kolektiff