Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), marcou presença, na passada quarta-feira, em Gaia, na apresentação da IV Volta a Portugal feminina, competição que, pela primeira vez, está inscrita no calendário internacional. O responsável máximo do IPDJ acredita que, já este ano, a prova feminina vai “atingir o nível” da prova masculina.
“A Volta a Portugal Feminina foi uma opção acertada por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo. No ano passado, disse com alguma convicção que a Volta Feminina ia atingir o nível da masculina em seis anos e esta edição prova que vai lá chegar. O caminho que está a ser trilhado pode levar a que esta seja uma prova estrela no calendário internacional. Voltamos a ter a camisola branca, que simboliza as missões do instituto: a juventude e o desporto”, destacou Vitor Pataco, realçando o facto de a prova estar integrada, em 2024, na União Ciclista Internacional.
A edição de 2024 vai ligar Vila Nova de Gaia a Lisboa em cinco etapas, de 3 a 7 de julho, totalizando 442,9 quilómetros, num traçado que será percorrido por 120 ciclistas em representação de 19 equipas. Estão representados na competição 27 países.
Por: Pedro Silva
Foto: FPC