Decorre nos dias 15 e 16 de junho, na Universidade da Maia, a 21ª edição do Congresso Técnico Científico de Andebol que, este ano, coloca o tema “Guarda-Redes – A Peça Principal do Xadrez” em destaque, e que conta com preletores estrangeiros de referência, como Luís Alfonso Santos e Marko Markis, além de portugueses, como José António Silva e Paulo J. Pereira.
As sessões são dinamizadas em preleções no sábado de manhã, workshops e sessões práticas nesse dia à tarde, e painéis no domingo. Esta edição permite o acompanhamento presencial ou online, e no caso das sessões em simultâneo haverá aos inscritos acesso posterior às gravações decorrentes, reforçando a vertente eminentemente formativa do congresso.
Após a cerimónia de abertura, com intervenções do presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Miguel Laranjeiro e de Domingos Oliveira, pelo ISMAI/U. MAIA, e contando com a presença de Paulo Martins, Presidente da Associação de Andebol do Porto, o diretor do Congresso, Pedro Sequeira, lançou as bases em que se lançou o congresso, com o tema “Novas especializações do Treinador de Andebol”, pelo qual apontou o objetivo de potenciar a constituição de formação específica de Treinador de Guarda-redes no âmbito federativo português.
As preleções da manhã tiveram como preletores Luís Alfonso Santos – “Como rentabilizar o Treino de Guarda-redes para os restantes jogadores”, Marko Markis – “A Influência das Técnicas de Guarda-Redes no Andebol de Rendimento” e José António Silva – “A Preparação do Guarda-redes de Andebol. Contributos para a detecção, formação, treino e performance”.
Luís Alfonso Santos, atualmente o treinador do FC Barcelona B e especialista no treino de guarda-redes, expôs a sua vasta experiência e conhecimento, que lhe permitiram a carreira impressionante e multifacetada, na qual acumula diversas funções na liderança da equipa B do clube catalão: Treinador de Guarda-Redes do Projeto de Alto Rendimento do FC Barcelona, Coordenador do Programa de Alto Rendimento de Andebol da Blume e Treinador de Guarda-Redes na Real Federação Espanhola de Andebol.
Marko Markis, treinador croata com especialização em treino de guarda-redes, e reconhecido pela Federação Europeia de Andebol (EHF), demonstrou de forma eminentemente prática perspetivas sobre as técnicas de guarda-redes, que desenvolveu na sua carreira de 14 anos como treinador profissional de guarda-redes, em vários países, permitindo enquadrar eventuais caminhos para o desenvolvimento desta posição em Portugal.
Já José António Silva, na véspera de partir com a seleção sub-20 feminina para o Mundial na Macedónia do Norte, expôs as fases que considera poderem potenciar o trabalho desta posição decisiva, apelando não só à sua experiência de coordenação das Seleções Nacionais Femininas, cuja liderança foi fundamental para a recente qualificação da principal Seleção Nacional para o Women’s EHF Euro 2024, mas também à sua própria experiência como antigo guarda-redes, partilhando com os anteriores preletores essa nota significativa.
A tarde de sábado foi dividida em duas partes, sendo a primeira composta por workshops sobre “O Treino de Guarda-Redes na Formação” e “O Treino de Guarda-Redes no Rendimento”. O primeiro por André Teixeira e Pedro Vieira, com Diogo Rêma Marques (do FC Porto), e o segundo por Telmo Ferreira e Miguel Vasconcelos, com Nikola Mitrevski (também do FC Porto). Estas atividades decorrem de forma alternada em auditório e com atividades práticas de pavilhão. Note-se que, além destes workshops, ambos e Humberto Gomes (do ABC Braga) participam em paineís no domingo, dedicados ao guarda-redes português.
Finalmente, Luís Alfonso Santos e Marko Markis retornam para sessões práticas sobre o “O Treino de Guarda-redes” e “Exercícios Práticos para Elevação da Performance de Guarda-redes de Andebol”.
Na manhã do segundo dia do congresso (domingo, 16 de junho), decorrerão painéis moderados por figuras eminentes no andebol, como Artur Rodrigues, Luís Santos e Paulo Sá, contando com os guarda-redes referidos, e ainda o selecionador nacional Paulo Jorge Pereira e o jovem treinador espanhol Rói Sanchez (atualmente ao leme do Clube de Balonmano de Burgos, foi treinador principal no TVB Stuttgart e treinador adjunto no Hannover-Burgdorf, tendo em Espanha liderado a equipa do FC Barcelona ‘B, por exemplo), ‘repetindo’ ainda Marko Markis a presença no final da manhã.
“Painel 1”
André Teixeira e Pedro Vieira, com Diogo Rêma Marques e Humberto Gomes
Moderador: Paulo Sá
“Modelo Defensivo e o Guarda-redes”
Paulo Pereira
Moderador: Luís Santos
“O Papel do Treinador de Guarda-redes do ponto de vista do Treinador Principal”
Rói Sanchez
Moderador: Artur Rodrigues
“A Preparação Física no Treino de Guarda-redes”
Marko Markis
Moderador: Luís Santos