Este domingo, dia 19 de maio, realiza-se a II Meia Maratona do Cávado, que liga Barcelos e Esposende. A prova, organizada pa Associação Amigos da Montanha (AM), deverá contar com perto de 1.500 pessoas e quer tornar-se uma referência internacional.
A apresentação contou com a presença de vários jovens dos escalões de formação dos AM e ainda, entre outros, de Fernanda Ribeiro (ex-campeã olímpica), Doroteia Peixoto, Augusto Costa, João Rodrigues e Graça Costa – atletas dos AM –, Américo Alves (presidente da AM), Hélder Mandaços (em representação da BMcar, patrocinadora do evento), Manuel Pacheco (presidente da Associação de Atletismo de Braga), Mário Losa (vereador do Desporto da Câmara de Esposende) e José Paulo Matias (vereador da Câmara de Barcelos).
«De repente cada um dos municípios teve de abdicar da sua meia-maratona, mas isso foi feito em prol do atletismo. Ter uma meia-maratona como esta faz todo o sentido, porque há poucas em Portugal como esta, nesta distância. O rio é que nos une. Este ano, a partida será em Barcelos e chegada em Esposende. Estamos com expectativas muito altas, confiamos plenamente na organização e queremos que esta prova seja uma referência a nível nacional e internacional para que o nome de Barcelos e Esposende seja colocado no mapa nacional e internacional do atletismo», vincou Mário Losa.
O evento terá duas provas, a meia (21km) e minimaratona (10km) e, ainda, uma caminhada não competitiva (8km).
Nesta edição, a prova terá início na cidade de Barcelos e terminará no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende.
Por: Pedro Silva
Foto: Amigos da Montanha e Câmara Municipal de Barcelos