A seleção portuguesa de andebol recebe, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães, a Bósnia–Herzegovina, em jogo relativo à primeira mão do play–off de acesso ao Mundial-2025. A segunda partida disputa-se, domingo, em Tuzla
Depois do 10.º lugar em 2021, no Egito, e do 13.º posto de 2023, Portugal procura a terceira presença seguida em campeonatos do mundo.
Esta terça-feira, após o primeiro treino realizado em terras vimaranenses, o seleccionador nacional, Paulo Jorge Pereira, reconheceu que seria “um fracasso” caso os heróis do Mar não se apurassem para a fase final do Mundial-2025.
“Claro que assumimos o favoritismo. Se não nos conseguirmos apurar para o play–off, é um autêntico fracasso, embora o fracasso esteja sempre a caminho do êxito. Não se pode ganhar sempre. Não se vai perder sempre. Obviamente, somos favoritos”, disse o seleccionador nacional, acrescentando que “jogar em casa primeiro é sempre uma desvantagem”.
Caso ultrapasse o play–off com a Bósnia–Herzegovina, Portugal vai disputar o Mundial-2025, competição organizada pela Croácia, pela Dinamarca e pela Noruega, com 32 seleções, entre 14 de janeiro e 2 de Fevereiro.
Por: Pedro Silva
Foto: FAP