A seleção nacional A feminina de andebol de praia vai competir na primeira etapa do IHF Beach Handball Global Tour 2024, que vai decorrer em Maricá, Rio de Janeiro, de 8 a 12 de maio. O seleccionador nacional, Agustín Collado Rodríguez, já divulgou a convocatória para os jogos nas areias brasileiras.
“Em 2023, a segunda edição do IHF Beach Handball Global Tour, um evento de larga escala organizado pela Federação Internacional de Andebol (IHF) com uma preciosa colaboração da Confederação Brasileira de Andebol, contou com a presença de Portugal, representado pela seleção A masculina, que conquistaria a medalha de bronze, sendo que Portugal foi a única nação europeia entre as presentes. Um ano mais tarde, a edição de 2024 vai voltar a ter as cores do nosso país, desta vez pela participação da seleção nacional A feminina, também em estreia absoluta”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal.
De 8 a 15 de maio, as areias de Maricá, um município situado a apenas 25 km do Rio de Janeiro, vai voltar a ser palco da primeira etapa de um grande evento em que as seleções de Brasil, Argentina, Estados Unidos e Uruguai estarão representados em ambas as vertentes, ao passo que Portugal e México figuram apenas no quadro feminino e Alemanha e Catar, no quadro masculino.
“Esta participação portuguesa no evento é vista como determinante” para a preparação do 11.º Campeonato do Mundo – a equipa feminina está no grupo A, com China, Filipinas e Austrália, enquanto a masculina disputará o grupo C com Croácia, Argentina e Porto Rico do IHF Beach Handball World Championship -, que vai decorrer nas areias da Pingtan Island, na República Popular da China, de 18 a 23 de Junho, destaca a mesma nota da FPA.
Agustín Collado Rodríguez divulgou a convocatória para o evento nas areias brasileiras, composta por 10 atletas, e salientou a importância desta participação já a pensar no grande objetivo da época proposto para o próximo Mundial:
“Encaramos este IHF BH Global Tour como mais uma oportunidade para continuar a crescer, competindo a mais alto nível e lutando para nos superarmos a cada dia. Vamos estar presentes num dos maiores eventos de Andebol de Praia atualmente, que, neste caso, é uma grande aposta da Confederação Brasileira. Para nós será um teste para podermos estudar e avaliar o estado atual da equipa e de forma ser vão encaixar as novas convocadas. Também teremos a oportunidade de competir contra possíveis rivais no Mundial, já que Brasil, Argentina e EUA jogarão este IHF Global Tour. Sabemos o trabalho que temos que fazer e o nosso foco está direcionado para a evolução do coletivo e para o contexto competitivo de cada atleta de forma individual. Vamos tentar desempenhar um papel importante e continuar a avançar passo a passo para chegar na melhor forma possível ao Mundial e alcançar um novo objetivo que passa por melhorar a nossa classificação do último Mundial”, destacou o seleccionador nacional de andebol de praia.
Por: Pedro Silva
Foto: FAP