O nadador Diogo Ribeiro e a ciclista Maria Martins foram eleitos os melhores atletas do ano, nas respectivas categorias, na 27.ª gala da Confederação do Desporto, que teve lugar no Casino Estoril, onde o grande homenageado da noite foi Carlos Lopes, que recebeu o prémio Mérito Desportivo-Alto Prestígio.
Aos 19 anos, Diogo Ribeiro, atleta do Benfica, campeão do Mundo em 100 e 50 metros mariposa e que concorria à distinção de atleta masculino de 2023 com a prata conquistada nos 50 metros mariposa dos Mundiais Fukuoka2023, venceu a concorrência do canoísta Fernando Pimenta (conquistou 13 medalhas, entre as quais três de ouro em Mundiais de velocidade e maratona), o futebolista Bernardo Silva (campeão inglês, europeu e mundial ao serviço do Manchester City) e ainda os ciclistas Iúri Leitão (campeão mundial de omnium) e João Almeida (terceiro classificado na Volta a Itália).
Maria Martins bateu a vencedora do ano passado, Auriol Dongmo (campeã europeia do lançamento do peso em pista coberta), a canoísta Teresa Portela (campeã da Europa de K2 200 metros misto), a ginasta Filipa Martins (conseguiu o terceiro apuramento para Jogos Olímpicos) e A futebolista Francisca ‘Kika’ Nazareth (integrou a seleção feminina que se qualificou pela primeira vez para um Mundial e, ao serviço do Benfica, conquistou o tricampeonato nacional feminino, a supertaça e a Taça da Liga).
Hélio Lucas (canoagem) eleito treinador do ano
Hélio Lucas, treinador com mais títulos europeus e mundiais e medalhas na canoagem portuguesa, foi o melhor do ano.
O paracanoísta Norberto Mourão, vice-campeão europeu em VL2, foi eleito na categoria Desporto Adaptado.
Seleção feminina de futebol e João Neves premiados
A selecção feminina de futebol, que conquistou o inédito apuramento para Campeonatos do Mundo, e o médio João Neves, do Benfica, que se sagrou campeão nacional pela turma lisboeta e foi chamado, pela primeira vez, à selecção A de Portugal, venceram os prémios de “equipa do ano” e melhor promessa.
A 27.ª Gala do Desporto encerrou com a homenagem a Carlos Lopes, distinguido com o Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade, no ano em que se completam 40 anos desde que se sagrou campeão olímpico da maratona em Los Angeles1984 – o primeiro ouro de Portugal em Jogos Olímpicos.
“As 2 horas, 9 minutos e 21 segundos que Carlos Lopes demorou a completar os 42 quilómetros e 195 metros da maratona dos Jogos Olímpicos de 1984, marcam a diferença entre um país que desconhecia ser possível alcançar o topo e um Portugal que passou a saber que é possível ser o melhor do mundo. De Vildemoinhos, até ao Olimpo. Obrigado Campeão”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Confederação do Desporto de Portugal.
Pedro Dias homenageado
A cerimónia ficou ainda marcada por uma homenagem a Pedro Dias, atual Secretário de Estádio do Desporto e antigo diretor da Federação Portuguesa de Futebol, “pelo contributo notável para o desenvolvimento do desporto nacional”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, participou na homenagem ao antigo dirigente da FPF”.
Vencedores
Categoria “Equipa”: Seleção Nacional Feminina A (futebol)
Categoria “Atleta Masculino”: Diogo Matos Ribeiro (natação)
Categoria “Jovem Promessa”: João Neves (futebol)
Categoria “Treinador”: Hélio Lucas (canoagem)
Categoria “Desporto Adaptado”: Norberto Mourão (paracanoagem)
Categoria “Atleta Feminina”: Maria Martins (ciclismo)
Por: Pedro Silva
Fotos: CDP