Aveiro é palco, por estes dias, da 34.ª edição dos Campeonatos Nacionais Universitários, que terminam esta sexta-feira (dia 26). “Com pavilhões cheios, e jogos de elevada qualidade, são agora conhecidos os primeiros campeões da 34º edição da maior competição multi-desportiva a nível nacional”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
A primeira a levantar um troféu foi a equipa feminina de andebol da AAUMinho que, ma final, bateu o Politécnico de Leiria por 34-23. O conjunto minhoto, depois de vencer a prova na edição passada, em Viana do Castelo, revalidou o título em terras aveirenses.
No voleibol feminino, o triunfo sorriu à Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que bateu o AAUMinho, por 3-2, com direito a “remontada” (a turma portuense esteve a perder por 2-0)
“Com uma reviravolta assinalável, a equipa da AEFMUP conseguiu assim ‘acabar’ com o domínio minhota na competição, quebrando uma série de três épocas seguidas como campeãs”, destaca a FADU.
No basquetebol masculino, com “casa cheia no Pavilhão Aristides Hall”, a final opôs as equipas da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e a AAUMinho, sendo que a vitória pendeu para os primeiros (67-64), que reconquistaram o título, dois anos após a última conquista da prova (2022/2023).
No futsal masculino, a final, que foi transmitida no Canal 11, opôs as equipas do Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação de Estudantes da Universidade da Maia. “Uma final que contou com a presença de Jorge Braz, selecionador nacional A de futsal, resultou numa vitória da equipa da Maia por 2-3, depois de estar a perder ao intervalo por 2-1”, junta a FADU.
Mais cinco campeões serão conhecidos durante esta semana
Esta semana vão ter lugar os nacionais universitários nas modalidades de andebol (masculino), basquetebol (feminino), futebol de 11 (masculino), futsal (feminino) e voleibol (masculino).
Por: Pedro Silva
Foto: FADU