França, Espanha e Polónia vão medir forças com Portugal no grupo C do Europeu de 2024 de andebol feminino, que vai ter lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro na Áustria, Hungria e Suíça.
“O Wiener Börsensäle, Palácio de Eventos na capital austríaca, recebeu o sorteio para a Fase Final do Women’s EHF Euro 2024, numa cerimónia que começou com os discursos de Makus Plazer, Presidente da Federação Austríaca de Andebol, Werner Kogler, Ministro dos Desportos deste país anfitrião e, ainda, Michael Wiederer, Presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF)”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal (FPA).
A selecção lusa participa pela segunda vez na fase final, terá como adversária mais difícil a França, campeã em 2018, segunda em 2020, terceira em 2002, 2006 e 2016 e quarta em 2022.
A Espanha, igualmente habitual nas fases finais, não tem um currículo tão impressionante, destacando-se a prata em 2008 e 2014, sendo que nas derradeiras duas edições terminou na nona posição.
Quanto à Polónia, teve em 1998 o melhor desempenho, com a quinta posição, sendo 13.ª há dois anos.
“A formação das Quinas não enfrenta o conjunto francês desde 2009, na altura do Torneio Internacional de Paris Île de France mas, contra Espanha, as Lusas têm memória recente, já que em 2023 venceram a congénere ibérica num torneio particular realizado em solo português. A Polónia é também um adversário mais contemporâneo, que Portugal enfrentou no Grupo 3, do EHF Euro 2014 Qualifiers”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal (FAP).
Portugal teve apenas uma participação, em 2008, no Montenegro, tendo concluído em 16.º.
“Recorde-se que Portugal chegou a este Campeonato da Europa após o alargamento para 24 equipas – pela primeira vez na maior prova feminina – sendo o terceiro melhor no overall dos terceiros classificados. As comandadas de José António Silva foram também as terceiras classificadas do Grupo 3 dos Qualifiers e fizeram história no Andebol português, 16 anos depois”, vinca a nota.
Portugal joga em Basileia
De acordo com o sorteio realizado em Viena, Portugal vai competir em Basileia, na Suíça, e estreia-se com a Espanha em 28 de novembro, defronta a Polónia em 30 e posteriormente a França em 2 de dezembro.
A Noruega, grande dominadora da competição, com nove medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, integra a ‘poule’ E, com a Áustria, Eslovénia e Eslováquia.
A competição vai decorrer em Viena e Innsbruck, na Áustria, Debrecen, na Hungria, e Basileia, na Suíça.
Por: Pedro Silva
Foto: FAP