O fim de semana desportivo, no que ao ciclismo diz respeito, promete animação forte e disputas intensas.
A Taça de Portugal de Esperanças, em Braga e na Feira, e a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, nos Açores, são os destaques de um fim de semana de ciclismo que conta ainda com o Encontro Inter-Regional de Escolas, em Tondela, e com o Fórum Cyclin’Portugal, em Lagos.
O pelotão sub-23 e júnior encontra-se, sábado e domingo, para a decisão da Taça de Portugal de Esperanças. A terceira e quarta provas pontuáveis, últimas do troféu, vão realizar-se na Palmeira, Braga, e em Santa Maria da Feira.
O Circuito da Palmeira/Troféu Peixoto Alves, histórica corrida do calendário nacional de juniores, é desta vez palco da competição de esperanças. Vai realizar-se no sábado, com partida às 14h30 e chegada prevista para as 17h25, depois de percorridos 110,5 quilómetros.
Sete Cidades, localidade açoriana da ilha de São Miguel, é a próxima paragem da Taça de Portugal de DHI, no domingo. A terceira de cinco provas pontuáveis para o troféu vai disputar-se numa pista com 1.900 metros de extensão e um acumulado de descida de 333 metros, sendo que esta competição “é também pontuável para o ranking UCI, estando inscritos mais de em corredores de oito nacionalidades”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Ainda no âmbito do ciclismo, mas fora do contexto competitivo, realce para o Fórum Cyclin’Portugal, marcado para sexta-feira e sábado, em Lagos. O maior encontro nacional em torno do desenvolvimento turístico com base na bicicleta e no ciclismo de recreio.
“Local habituado às emoções fortes e à projeção internacional proporcionadas pela Volta ao Algarve, Lagos irá receber os especialistas em mobilidade ativa, agentes turísticos e decisores políticos de todo o país. Estarão em debate as perspetivas e oportunidades do ciclismo de recreio e do turismo com bicicleta. É a primeira vez que o Fórum, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, acontece no Algarve, seguindo uma política de descentralização e de ligação a todo o território nacional”, destaca, em nota publicada no site oficial, a FPC.
Por: Pedro Silva
Foto: FPC