O Comité Olímpico de Portugal (COP) assinalou, esta quinta-feira, a contagem decrescente para Paris 2024, “com a formação do logótipo humano que incluiu o coração dos portugueses a bater pela Equipa Portugal, numa mensagem de amor, esperança e união”. A 100 dias da presença lusa nos JO Paris-2024, a ambição é a palavra de ordem…
Dezenas de voluntários reuniram-se na Praça do Comércio, em Lisboa, vestindo uns de vermelho, outros de verde, para formarem a Bandeira Nacional, dando testemunho da sua ligação à Equipa Portugal que estará em Paris 2024, de 26 julho a 11 de agosto.
José Manuel Araújo, secretário-geral do COP, sublinhou a abrir os discursos oficiais “o orgulho” que é ter “o coração dos portugueses a bater por Portugal e pela nossa equipa olímpica.”
A embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, fez um discurso emotivo, que finalizou com “Viva Portugal! Viva a França!”, destacando que o país organizador “tem orgulho em ser anfitrião dos atletas de todo o Mundo”.
A intervenção final pertenceu ao secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, sublinhando que “o maior evento do Mundo está a chegar”, sendo que o governante está segura que “os atletas tudo farão para se superarem” na representação de Portugal.
“Agradeço aos clubes, às federações, ao Comité Olímpico, às autarquias e demais parceiros, que tudo fazem” pelo desporto.
O programa de festas terminou com a interpretação do Hino Nacional pela banda da Guarda Nacional Republicana, um dos momentos altos da tarde que reuniu centenas de pessoas no Terreiro do Paço, na capital portuguesa.
Por: Pedro Silva
Foto: COP