O espanhol Enrique Maranchon (Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo) sucedeu, no passado fim de semana, ao compatriota Luis Lajarín como vencedor da Volta ao Concelho de Loulé, que terminou com o triunfo, na última etapa, do ciclista vianense Daniel Moreira (Paredes/Fortunna).
Os derradeiros 118,2 quilómetros da competição, com início e final na cidade de Loulé, ficaram marcados pela exigência do percurso, proporcionando uma seleção muito fina de valores. Os ciclistas acabaram por chegar a conta-gotas. De entre o grupo dianteiro, três corredores revelaram-se mais potentes na luta pelo triunfo de etapa. Daniel Moreira, que vencera no dia anterior o segundo setor da segunda etapa, voltou a impor-se. O vianense cortou a meta com 3h13m25 (média de 36,667 km/h). Com o mesmo tempo chegaram Enrique Maranchon, carimbando o triunfo na geral, e José Maria Pina (Valverde Team/Ricardo Fuentes)”, pode ler-se na nota publicada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) no seu site oficial.
No topo, e depois de ganhar vantagem com a vitória em solitário no primeiro dia e com o contrarrelógio individual do primeiro setor no segundo dia, Enrique Maranchon controlou a corrida para terminar vestido de amarelo. Num pódio totalmente espanhol, José Maria Pina foi segundo, a 1m24s, seguindo-se Héctor Celda (Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo), a 1m25s.
Daniel Moreira, quinto, a 1m40s, José Salgueiro (Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo), nono, a 2m24s, e João António (ABTF Betão/Bairrada), décimo, a 2m37s, foram os representantes portugueses no top-10 final.
Luso Daniel Moreira primeiro nos pontos
Enrique Maranchon também venceu a classificação para os juniores de primeiro ano e contribuiu para o triunfo coletivo da Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo.
Daniel Moreira conquistou a classificação por pontos e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) terminou a prova como melhor trepador.
Por: Pedro Silva
Foto: FPC