Melgaço será palco, de 24 e 27 de julho de 2025, do campeonato da Europa de ‘cross country’ olímpico (XCO). A prova terá lugar no Centro de Estágios, que conta com uma pista permanente para esta vertente do BTT.
“A assinatura do protocolo (entre Melsport – empresa municipal de gestão desportiva do concelho de Melgaço – e pela União Europeia de Ciclismo (UEC) aconteceu após uma avaliação por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da União Europeia de Ciclismo (UEC), entidades que consideraram que o município reunia condições de excelência para o acolhimento da prova europeia”, salientou, numa nota publicada no site oficial, a FPC.
O processo, recorde-se, foi iniciado em 2021, quando a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e a Câmara Municipal de Melgaço apresentaram a candidatura do município do Alto Minho à organização da competição.
«Muito importante para o ciclismo» luso
O presidente do organismo, Delmino Pereira, considerou receber “uma corrida da categoria máxima da disciplina olímpica do BTT” é «muito importante” para o ciclismo português.
“É o resultado da evolução da aposta e do investimento do Município de Melgaço no BTT desde 2015, em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho, a quem quero dar os parabéns. Será também uma grande oportunidade para o desenvolvimento de todo o BTT português”, enalteceu o dirigente, citado na nota.
Manoel Batista realça “forte aposta” do município de Melgaço no BTT
O presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, falou em “reconhecimento internacional da região” e salientou “a alavanca impulsionadora para a economia”.
“Receber o Campeonato da Europa de XCO de 2025 é prova do reconhecimento internacional da nossa região como um destino de excelência para o BTT. Sabemos que o desporto é uma alavanca impulsionadora da nossa economia e que deve de ser potenciada no seu todo. Por isso mesmo temos investido em melhores condições para o nosso Centro de Estágios, para que possamos oferecer uma experiência de qualidade a quem nos escolhe, mas também para promover provas, como a que iremos acolher em 2025”, referiu Manoel Batista.
“A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar esta terça-feira, no Solar do Alvarinho, em Melgaço, e contou também com a presença de Enrico Della Casa, presidente da UEC, Joaquim Mendes, presidente da ACM, e Juan Carlos Muñiz, presidente da Federación Galega de Ciclismo, entre outros representantes das diversas entidades envolvidas na organização do evento”, destaca a nota da FPC.
Por: Pedro Silva
Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo e Câmara Municipal de Melgaço