A seleção portuguesa de andebol conhece, esta quinta-feira, os adversários que vai encontrar na fase de qualificação para o Europeu de Andebol de 2026.
Portugal, que falhou, na semana passada, o apuramento para o torneio masculino dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao perder com a Hungria, por 30-27, na terceira e última jornada do torneio de qualificação, integra o grupo de oito cabeças de série no sorteio que se realiza a 21 de março, e está no pote 1, juntamente com sete congéneres, em teoria, mais fortes, tendo como base o atual ranking: Alemanha, Espanha, Hungria, Croácia, Islândia, Eslovénia e Países Baixos.
A fase de apuramento que decorre entre 6 de novembro de 2024 e 11 de maio de 2025.
32 à procura das 20 vagas em aberto
As 32 seleções vão lutar por 20 vagas disponíveis para o Campeonato da Europa de 2026, reservadas aos dois primeiros classificados e aos quatro melhores terceiros posicionados dos oito agrupamentos de qualificação (quatro equipas cada).
Dinamarca, atual campeã mundial, Suécia e Noruega estão já qualificadas, na qualidade de anfitriões da fase final – Portugal, Espanha e Suíça recebem a prova em 2028 -, tal como a França, por ser a atual detentora do troféu.
Composição dos potes
Pote 1: Alemanha, Espanha, Hungria, Croácia, Islândia, Eslovénia e Países Baixos
Pote 2: Áustria, Montenegro, Sérvia, Polónia, República Checa, Macedónia do Norte, Ilhas Faroé e Grécia
Pote 3: Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Bélgica, Suíça, Roménia, Lituânia, Ucrânia e Itália
Pote 4: Finlândia, Israel, Estónia, Geórgia, Turquia, Luxemburgo, Kosovo e Letónia.